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Experiência da implantação de disciplinas híbridas na Urcamp é apresentada em congresso
A experiência da Urcamp com a implantação de disciplinas híbridas despertou interesse durante o 10º Congresso Ibero Americano de Docência Universitária, que ocorreu na PUC, em Porto Alegre, na semana passada.
A pró-reitora de Ensino, Virgínia Paiva Dreux, e a coordenadora do Núcleo de Ensino a Distância (Nead) da Urcamp, Chris Severo, representaram a Urcamp no eixo temático "Tecnologias Digitais na Educação Superior", com o trabalho "Processo de implantação de disciplinas híbridas em uma instituição comunitária de Ensino Superior".
Chris explica que o trabalho foi desenvolvido durante o primeiro semestre de 2018, com uma pesquisa realizada entre os docentes das disciplinas institucionais. "O estudo apontou que 100% dos professores das disciplinas institucionais híbridas entenderam que o uso da tecnologia aplicada à educação é positiva para o processo de aprendizagem. Houve um aumento de 18,20% no número de aprovações e maior engajamento dos acadêmicos com as disciplinas", apontou. Para esta análise, a docente utilizou médias históricas dos últimos três semestres, para fins comparativos.
O projeto-piloto de disciplinas híbridas iniciou em 2017, em cursos selecionados. Neste ano, a proposta foi expandida e a instituição passou a oferecer duas disciplinas híbridas por semestre em cada curso.
Este processo de implantação despertou grande interesse e curiosidade de representantes de outras universidades, que buscaram mais informações sobre a metodologia diferenciada aplicada pela Urcamp. "O desafio é grande, mas os resultados estão se mostrando extremamente positivos, colocando a Urcamp em um novo patamar em relação ao ensino inovador", destaca Virgínia.