MENU

Identifique-se!

Se já é assinante informe seus dados de acesso abaixo para usufruir de seu plano de assinatura. Utilize o link "Lembrar Senha" caso tenha esquecido sua senha de acesso. Lembrar sua senha
Área do Assinante | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler

Ainda não assina o
Minuano On-line?

Diversos planos que se encaixam nas suas necessidades e possibilidades.
Clique abaixo, conheça nossos planos e aproveite as vantagens de ler o Minuano em qualquer lugar que você esteja, na cidade, no campo, na praia ou no exterior.
CONHEÇA OS PLANOS

Univeso Pet

Cuidados com pulgas e carrapatos nos pets

Publicada em 09/11/2018
Cuidados com pulgas e carrapatos nos pets | Univeso Pet | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler

O aumento das temperaturas facilita a proliferação de parasitas como as pulgas e os carrapatos — um problema para os tutores. Os cuidados para evitar esse problema devem ser tomados por aqueles que moram na companhia tanto de gatos, como cachorros. É importante lembrar que, além do incômodo, os parasitas podem levar doenças aos amigos de quatro patas.

Um dos exemplos de doenças que podem ser transmitidas por carrapatos aos cães, é a doença de Lyme, causada por uma bactéria. A patologia pode causar artrite ou, em casos graves, infecção cerebral, que pode levar à morte do pet. Entre os sintomas, conforme o site cachorrogato.com.br, estão febres, vômitos, anorexia e inflamação nas articulações.

Os carrapatos também podem transmitir erliquiose e babesiose, por exemplo. Na erliquiose, os animais podem apresentar edema e enfisema pulmonares, problemas nos rins e petéquias na gengiva (pequenas manchas vermelhas). Na babesiose,  pode apresentar anorexia, fadiga, sudorese e dores musculares, além de anemia. Nos dois casos, se não forem tratadas, as doenças podem levar até mesmo à morte do animal.

As pulgas, além da coceira, podem causar dermatite alérgica nos amigos de quatro patas. Feridas, odor forte e infecções na pele também podem ser causadas por parasitas. Segundo o site Paixão por Gatos, gatos também podem sofrer com anemia. A doença vai depender do tempo e do volume da infestação. O parasita, se ingerido acidentalmente, também podem transmitir, aos animais, um verme intestinal, causando diarreia e perda de peso.

É importante lembrar, também, que a maior parte desses parasitas está no ambiente, e não no animal. Por isso, é importante ter cuidado com o pátio da casa e durante os passeios.

Coleiras anticarrapato e repelentes podem ser uma boa alternativa. Mas é preciso que os tutores procurem um médico veterinário para saber os melhores produtos e as melhores técnicas de prevenção para cada animal.

Os tutores devem estar atentos e fazer revisões frequentes nos animais, além de limpar os lugares que o cachorro ou gato frequentam. Na casa, é preciso também aspirar o piso, para a retirada dos ovos.

Galeria de Imagens
PLANTÃO 24 HORAS

(53) 9931-9914

jornal@minuano.urcamp.edu.br
SETOR COMERCIAL

(53) 3242.7693

jornal@minuano.urcamp.edu.br
CENTRAL DO ASSINANTE

(53) 3241.6377

jornal@minuano.urcamp.edu.br