MENU

Identifique-se!

Se já é assinante informe seus dados de acesso abaixo para usufruir de seu plano de assinatura. Utilize o link "Lembrar Senha" caso tenha esquecido sua senha de acesso. Lembrar sua senha
Área do Assinante | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler

Ainda não assina o
Minuano On-line?

Diversos planos que se encaixam nas suas necessidades e possibilidades.
Clique abaixo, conheça nossos planos e aproveite as vantagens de ler o Minuano em qualquer lugar que você esteja, na cidade, no campo, na praia ou no exterior.
CONHEÇA OS PLANOS

Cidade

Contêineres de lixo começam a ser retirados do centro da cidade

Publicada em 10/11/2018
Contêineres de lixo começam a ser retirados do centro da cidade | Cidade | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler
Equipamentos devem ser substituidos pela empresa que assume a prestação do serviço de recolhimento convencional


O prazo para a formalização do novo contrato emergencial para a coleta de lixo em Bagé encerrou ontem. Alguns contêineres, aliás, já foram retirados pela empresa que prestava o serviço. A mudança está associada às investigações do Ministério Público (MP), em apontamento realizado pela Procuradoria de Prefeitos e o Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco) Fronteira Oeste, que cumpriram mandatos judiciais de suspensão do exercício do cargo dos secretários municipais de Meio Ambiente e Finanças de Bagé no dia 9 de outubro.

No início desta semana, o setor de Compras e Licitações da Prefeitura de Bagé informou que já estavam definidas duas empresas que deverão prestar o serviço. A seleção foi realizada através da cotação de prestação de serviços emergenciais. Uma delas (MD ambiental, de Belo Horizonte, Minas Gerais) fará a coleta convencional e conteinerizada do lixo doméstico e deve trocar todos os contêineres. A outra (Conesul Soluções Ambientais, de Santa Cruz do Sul) ficará responsável pelos resíduos de saúde.

A prefeitura deverá pagar, mensalmente, R$ 383.688 para a coleta convencional e R$ 9.793,03 para os resíduos de saúde. Os contratos com as empresas serão de, no máximo, 180 dias ou até ser realizada a licitação definitiva para a prestação dos serviços.

Ontem, o Jornal MINUANO buscou informações sobre a situação da coleta de lixo. O secretário de Meio Ambiente e Proteção ao Bioma Pampa, Nael Abd Ali, passou o dia em reunião e, até o fechamento da edição, não pode atender a reportagem.

O afastamento da empresa que prestava o serviço se deu devido aos indícios de irregularidades nas contratações da Prefeitura de Bagé, realizadas a partir de 2017, por meio de dispensas de licitação, fracionamentos e pagamentos em duplicidade, sem prévio empenho ou mesmo sem contrato, para beneficiar as empresas de três suspeitos. Um dos contratos irregulares teria sido feito para a prestação de serviço de coleta de resíduos sólidos, a partir de seleção com dispensa ilegal de licitação e direcionamento, para uma empresa que não possuía experiência no ramo. Também havia suspeita de superfaturamento, tanto para esse serviço quanto para a copeiragem, higienização e desinfecção de postos de saúde, cujas atividades eram realizadas por outra empresa.

Galeria de Imagens
Leia também em Cidade
PLANTÃO 24 HORAS

(53) 9931-9914

jornal@minuano.urcamp.edu.br
SETOR COMERCIAL

(53) 3242.7693

jornal@minuano.urcamp.edu.br
CENTRAL DO ASSINANTE

(53) 3241.6377

jornal@minuano.urcamp.edu.br