MENU

Identifique-se!

Se já é assinante informe seus dados de acesso abaixo para usufruir de seu plano de assinatura. Utilize o link "Lembrar Senha" caso tenha esquecido sua senha de acesso. Lembrar sua senha
Área do Assinante | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler

Ainda não assina o
Minuano On-line?

Diversos planos que se encaixam nas suas necessidades e possibilidades.
Clique abaixo, conheça nossos planos e aproveite as vantagens de ler o Minuano em qualquer lugar que você esteja, na cidade, no campo, na praia ou no exterior.
CONHEÇA OS PLANOS

Cidade

Dia de lançamentos da Feira do Livro de Bagé terá 28 obras

Publicada em 10/11/2018
Dia de lançamentos da Feira do Livro de Bagé terá 28 obras | Cidade | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler
Botelho afirma que evento preserva a tradição literária na cidade

A 21ª edição da Feira do Livro de Bagé chega a seu fim neste fim de semana. Antes disso, porém, neste sábado, a partir das 19h30min, o evento sediará lançamentos e relançamentos de um total de 28 obras literárias escritas por autores de vários lugares, idades e de diferentes áreas de estudo.

Para o escritor e tradutor José Francisco Botelho, patrono da Feira deste ano, a noite de lançamentos é uma ação perpétua à cultura de Bagé, permitindo a integração do público com escritores locais e de outros lugares, como Leonardo Antunes, de Porto Alegre, que vai relançar a versão traduzida de Édipo Tirano. Botelho destaca que a Rainha da Fronteira tem uma forte tradição literária, a qual, segundo ele, só tende a crescer enquanto o município tiver a Feira do Livro em sua programação anual.

O patrono pretendia lançar, no evento, seu próximo volume de contos, intitulado "Cavalos de Cronos". No entanto, devido a atrasos na gráfica, o autor relançará seu trabalho anterior, "A árvore que falava aramaico", indicado ao Prêmio Açorianos em 2012.

A professora e pesquisadora Clarisse Ismério, coordenadora do curso de História da Urcamp, fará o lançamento da segunda edição do livro "Mulher: a moral e o imaginário". A obra, feita a partir de sua dissertação de mestrado, reflete sobre a figura da mulher e seu o achatamento cultural, no Rio Grande do Sul, enquanto 'rainha do lar' e 'guardiã da moral', junto a aquilo que as gaúchas fizeram para 'sair destas amarras'.

Clarisse salienta que o livro não é o texto antigo, mas, sim, uma segunda edição ampliada da obra lançada em 1995, a qual foi esgotada em um ano. Sobre seus motivos para lançar o livro em Bagé, a autora declara que o evento "é uma oportunidade de estar próxima de outros escritores locais e fazer uma reflexão maior com o público da região".

O escritor Eliéser Moura, patrono da Feira do Livro do ano passado, lançará o segundo volume da coletânea "Confinados Externados", feita em parceria com escritores bajeenses de diferentes idades e graus de instrução. Para ele, o segundo volume reforça a coletividade do primeiro, somaram novos escritores ao projeto. "Decidi lançar o segundo volume na Feira do Livro de Bagé, pois foi aqui que a ideia foi embrionada no ano passado, quando fui patrono e pude sentar e conversar com diversos escritores de diversos estágios de caminhada na literatura e foi tão positivo que dois meses depois a obra foi lançada", declara o bajeense. Moura adianta que já está pensando na criação de um volume III do livro, o qual terá um gênero específico, diferente dos seus antecessores, que foram divididos em poesias, minicontos e crônicas.

A pesquisadora Laura Ferrazza, pós-doutoranda em História pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUC-RS), relançará a obra "Quando a arte encontra a moda". O livro, lançado em julho deste ano, analisa a obra do pintor francês Antoine Watteau, do início do século XVIII, e a relação de sua produção visual com a moda. Ela conta que a obra é resultado de sua tese de doutorado, onde foi feita uma pesquisa, envolvendo a História da Arte e a História da Moda, nos arquivos do Museu do Louvre, em Paris, na França. Quanto a seus motivos para relançar o livro em Bagé, Laura explica que considera o público da cidade interessado por temas da cultura e da história de maneira geral.

O jornalista Lucas Rohan, professor do curso de Jornalismo da Urcamp, lançará o livro "Novas Mídias, Novos Políticos". Conforme o autor, a produção teve origem de sua dissertação de mestrado em 'Novas Mídias', feita em Portugal, entre 2015 e 2017. A obra se trata de uma pesquisa sobre como os principais políticos do Brasil, Portugal, Espanha e Estados Unidos utilizam o Twitter. No total, Rohan pesquisou 40 políticos, sendo 10 para cada país. A partir desta análise, o jornalista separou os perfis analisados em dois grupos. Um, formado pelos que usam a ferramenta com destreza, interagindo, respondendo e publicando opinião. Enquanto o outro é feito por políticos que tem apenas seu perfil como forma de divulgação de conteúdo, uma extensão de sua assessoria de imprensa. Quando questionado sobre seus motivos para realizar o lançamento na Feira do Livro, Rohan afirma que o fez com o intuito de valorizar o evento local e aproveitar a época de fortes tendências políticas.

A Feira do Livro de Bagé é uma realização do Sistema Fecomércio-RS/Sesc junto à prefeitura, por meio das secretarias municipais de Cultura e Turismo (Secult) e de Educação e Formação Profissional (Smed). Até o domingo, oito livrarias e uma praça de alimentação estarão instaladas no largo do Centro Administrativo, onde, todos os dias, das 9h às 22h, estão sendo realizadas atividades literárias e culturais.

Programação Cultural

Sábado

10h (EXPOSIÇÃO/DEBATE) Painel: A Influência do Patrimônio na Arte , Cultura e Memória de Bagé
Mediadora: Heloísa Beckman
Convidados: Maria Luíza Pegas e Carmen Barros (Museu Dom Diogo de Souza e Museu da Gravura Urcamp), Adriane Alves (Ecoarte), Cláudio Lemieszek (Arquivo Público) e Margot Jardim (Compreb).
Local: palco de apresentações

15h (teatro): espetáculo: #Se Liga. Os perigos da autoexposição na internet -
Cia. Cultura nas Estradas
Local: palco de apresentações

16h – (debate): Memória e Criação: Sobre as artes de tornar-se singular
Mobilizadoras da roda: Cláudia Moscarelli Corral (Uergs), Clarice Gomes de Almeida (Unipampa e Grupo Philos Sophias), Dulce Mari da Silva Voss (Unipampa e Grupo Philos Sophias), Mirna Martinez (Uergs) e Viviane Castro Camozzato (Uergs),
Público-alvo: aberto ao público em geral
Local: palco de apresentações

17h (sala temática): Exposições de trabalhos da Unipampa
Oficinas de Produção de Biodiesel e Educação Ambiental "Uma Estratégia de Aprendizagem".
Clube da Matemática "A Matemática na Natureza, no Universo e na História".
Eficiência energética.
Local: Centro de Convívio (Centro Administrativo da Prefeitura)

19h30min - Noite de lançamentos e relançamentos
Local: palco de apresentações

21h – Homenagem ao escritor Luiz Coronel pela passagem dos seus 80 anos
Leitura do Poema "A Revolução Farroupilha", pelo escritor e patrono da feira, José Francisco Botelho.
As Canções de Luiz Coronel, com Isabela Fogaça.
Projeção do documentário "Afinal, que coronel sou eu ?", com direção de Sávio Machado.
Local: palco de apresentações

21h30min (música) show com Trio Clave
Local: Palco de apresentações

Domingo

10h (debate): Memória do campo
Mediador: José Francisco Botelho
Convidados: Eron Vaz Matos, Severino Moreira e Flávio Cantão.
Local: palco de apresentações

11h15min (apresentação): Pajada com os repentistas Nene Batista e Jorge Leal
Local: palco de apresentações

11h30min (apresentação): Invernada Mirim do CTG Campo Aberto
Local: palco de apresentações

15h (música): Fábrica de Gaiteiros
Local: palco de apresentações

16h (teatro) Espetáculo: A cigarra e a formiga - Cia. Cultura nas Estradas
Local: palco de apresentações

17h (apresentação): Apresentação de Candombe – Ponto de Cultura Pampa sem Fronteira
Local: palco de apresentações

18h: premiação Concurso de Poesia
Local: palco de apresentações

18h30 (música): show com Marcelo Muska
Local: palco de apresentações

20h (música): show com Demétrio Xavier
Local: palco de apresentações

21h30min (música): show de encerramento com a Orquestra Jovem do Pampa
Local: palco de apresentações

Galeria de Imagens
Leia também em Cidade
PLANTÃO 24 HORAS

(53) 9931-9914

jornal@minuano.urcamp.edu.br
SETOR COMERCIAL

(53) 3242.7693

jornal@minuano.urcamp.edu.br
CENTRAL DO ASSINANTE

(53) 3241.6377

jornal@minuano.urcamp.edu.br