ANO: 26 | Nº: 6577
10/11/2018 Cidade

Mundo Senai apresenta vários projetos de sustentabilidade

Foto: Jaqueline Muza/ Especial JM

Reciclagem com pneus foi exposta por alunos da EJA
Reciclagem com pneus foi exposta por alunos da EJA

Cerca de 100 alunos, de 16 a 24 anos, que frequentam os cursos profissionalizantes em Gestão Elétrica e Edificações, Construção Civil e da Educação para Jovens e Adultos (EJA) participaram, sexta-feira, do Mundo Senai. A atividade foi realizada pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), em parceria do Serviço Social da Indústria (Sesi) e Sine.

Durante todo o dia, foram apresentados trabalhos, palestras, workshops, visitas a laboratórios e oficinas, além de minicursos gratuitos para demonstrar as práticas das profissões industriais e formações técnicas do Brasil. Conforme o gerente de operações do Sesi/Senai Bagé, Fábio Redel Trojahn, esta é a 10º edição do evento que acontece, simultaneamente, em todas as unidades do Senai. “É o dia de realizarmos demonstrações do trabalho realizado em sala de aula”, diz.

Segundo o coordenador de Educação e Tecnologia do Senai, Nivaldo Mueller, Bagé é a unidade gestora de 18 municípios. Ele conta que mais de 800 alunos já participaram dos cursos profissionalizantes oferecidos pela unidade.

No local, foi montado um circuito e os visitantes puderam acompanhar todos os projetos apresentados. As jovens Liandra Bispar, de 18 anos, Tauane Silveira, 23, e Ana Revelante, de 16, estão realizando o curso de Construção Civil e foram encaminhadas pelas empresas que trabalham para a qualificação. As estudantes apresentaram formas de trabalhar com as bancadas e serras. Já os alunos Peterson Soares, 21, e Thaua Rodrigues, 16, construíram uma parede de alvenaria mostrando as varias fases, desde o alicerce até a colocação de azulejos e piso.

Meio Ambiente

O grupo de estudantes de Gestão Elétrica e Assistente Administrativo apresentaram trabalhos em conjunto. Andressa Macedo, 13, Yasmim Amaral, 18, Giovanio Palma, 17, e Euler Gonçalves, 17, apresentaram uma maquete com o sistema de reutilização de água da chuva. Também foram expostas iniciativas de energia eólica, outro de utilização de canudos de bambu para eliminar os plásticos e até um canteiro de irrigação automática capaz que molhar a planta até nove vezes ao dia.

A aluna da EJA de Hulha Negra, Cleonice Oliveira, realizou um banco e mesa utilizando garrafas pet. Além disso, foram apresentadas composteiras, restauração de móveis e confecção de peças com pneus.

Cursos

O Senai está com vagas abertas para o curso de Eletricidade Predial e de Moda Pet e Íntima. Também estão disponíveis vagas para a EJA do Sesi, que é disponibilizado juntamente aos cursos de Hidráulica e Assistente Administrativo. Essas modalidades são gratuitas para os trabalhadores da indústria e dependentes, bem como para a construção civil.

 

Mais imagens

Deixe seu comentário abaixo

Mais notícias da edição

Outras edições

Carregando...