ANO: 25 | Nº: 6487
10/11/2018 Cidade

Município realiza ação para coleta de eletrônicos

Foto: Tiago Rolim de Moura

A Secretaria do Meio Ambiente e Proteção ao Bioma Pampa (Semapa) realizou, quinta-feira, mais uma ação de coleta de lixo eletrônico na Praça Silveira Martins (Coreto). No local, a equipe de educação ambiental da pasta estava recebendo os eletrônicos junto a um veículo, que enviava-os para a Central de Recolhimento de Eletrônicos, onde seis toneladas de equipamentos foram armazenadas, desde junho, quando foi feita a última atividade.

Segundo a coordenadora de educação ambiental da Semapa, Milena Hecht, o objetivo da atividade foi levar o serviço ao centro da cidade, para dar descarte adequado a equipamentos eletrônicos. "O que a gente vê, muitas vezes, nas nossas ações de educação ambiental, é que esses materiais são jogados em lugares como arroios ou terrenos baldios, o que prejudica o meio ambiente e pode, também, prejudicar a saúde das pessoas", declara.

Milena destaca que a ação é feita de dois em dois meses, quando o município chama um caminhão da empresa Natusomos, de Nova Horizontina, uma das únicas companhias gaúchas especializadas no processo de separação de material eletrônico, que encaminha os produtos para a reciclagem.

A coordenadora também adianta que, a partir do início do ano que vem, o setor pretende realizar atividades semanais em bairros da cidade, para coletar materiais eletrônicos. Enquanto não há uma nova atividade de arrecadação, o município continua recebendo eletrônicos na Central de Recolhimento de Eletrônicos e Pneus, localizada na rua 20 de setembro, 889. O atendimento acontece de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. Aqueles que não têm condições de se locomover até o local podem obter mais informações podem ser obtidas pelo telefone (53) 32405161 ou pelo e-mail meioambiente@bage.rs.gov.br

Materiais 

Durante a ação, são coletados aparelhos de som, ar condicionado, split, aquecedores, baterias, bebedouros, cabos, fios, cafeteiras, liquidificadores, batedeiras, calculadoras, carregadores, celulares, telefones, centrais telefônicas, chuveiros, equipamento de fax, fontes de microcomputadores e monitores. Não serão recebidas pilhas, lâmpadas e toners de impressora.

Mais imagens

Deixe seu comentário abaixo

Mais notícias da edição

Outras edições

Carregando...