MENU

Identifique-se!

Se já é assinante informe seus dados de acesso abaixo para usufruir de seu plano de assinatura. Utilize o link "Lembrar Senha" caso tenha esquecido sua senha de acesso. Lembrar sua senha
Área do Assinante | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler

Ainda não assina o
Minuano On-line?

Diversos planos que se encaixam nas suas necessidades e possibilidades.
Clique abaixo, conheça nossos planos e aproveite as vantagens de ler o Minuano em qualquer lugar que você esteja, na cidade, no campo, na praia ou no exterior.
CONHEÇA OS PLANOS

Fogo Cruzado

Projeto autoriza Imposto de Importação em free shop

Publicada em 10/11/2018
Projeto autoriza Imposto de Importação em free shop | Fogo Cruzado | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler
Medida abrange lojas que podem ser estabelecidas em Aceguá

O deputado federal Eli Corrêa Filho, do DEM de São Paulo, assumiu a relatoria da proposta que permite o pagamento, em moeda nacional ou estrangeira, do Imposto de Importação devido na venda de mercadorias em loja franca, beneficiária do regime aduaneiro especial – também conhecidas como free shops. A medida, que abrange Aceguá, foi proposta pelo deputado Marco Maia, do PT gaúcho.
Em entrevista à agência de notícias da Câmara dos Deputados, Maia manifestou preocupação com ‘a sistemática atual de cobrança do imposto no caso de mercadoria importada cujo valor global exceda o limite de isenção de 300 dólares, o qual deverá se dar com o pagamento por meio de um Documento de Arrecadação de Receitas Federais (Darf) emitido pela loja franca’.
O sistema de pagamento está previsto em instrução normativa da Receita Federal referente à instalação de lojas francas em fronteiras terrestres, em municípios caracterizados como cidades gêmeas fronteiriças, a exemplo de Aceguá. “A sistemática acarreta procedimentos burocráticos que podem atrapalhar e até inviabilizar o comércio nas lojas francas, pois o viajante tende a não dispor de tempo e motivação para a concretização de tais atos burocráticos impostos”, pontuou, na entrevista.
O projeto de lei, que visa, basicamente, transferir para a loja franca a responsabilidade pelo recolhimento do imposto, será analisado, em caráter conclusivo, pelas comissões de Desenvolvimento Econômico, Indústria, Comércio e Serviços, onde depende de parecer do deputado Eli Corrêa Filho, no primeiro estágio de avaliação. Se for aprovado, o texto segue para apreciação da comissão de Finanças e Tributação; e, posteriormente, encerrando a tramitação, será encaminhado para a comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania.

Galeria de Imagens
Leia também em Fogo Cruzado
PLANTÃO 24 HORAS

(53) 9931-9914

jornal@minuano.urcamp.edu.br
SETOR COMERCIAL

(53) 3242.7693

jornal@minuano.urcamp.edu.br
CENTRAL DO ASSINANTE

(53) 3241.6377

jornal@minuano.urcamp.edu.br