MENU

Identifique-se!

Se já é assinante informe seus dados de acesso abaixo para usufruir de seu plano de assinatura. Utilize o link "Lembrar Senha" caso tenha esquecido sua senha de acesso. Lembrar sua senha
Área do Assinante | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler

Ainda não assina o
Minuano On-line?

Diversos planos que se encaixam nas suas necessidades e possibilidades.
Clique abaixo, conheça nossos planos e aproveite as vantagens de ler o Minuano em qualquer lugar que você esteja, na cidade, no campo, na praia ou no exterior.
CONHEÇA OS PLANOS

Cidade

Sessão solene marcará os 120 anos da Aciba

Publicada em 10/11/2018
Sessão solene marcará os 120 anos da Aciba | Cidade | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler
Data será comemorada, terça-feira, na Câmara de Vereadores

A Associação Comercial e Industrial de Bagé (Aciba), considerada uma das mais representativas entidades empresariais da região, comemora, na terça-feira, dia 13 de novembro, 120 anos de existência. A celebração desta data histórica acontecerá com sessão solene na Câmara de Vereadores, proposta pelo presidente do Legislativo, vereador Edimar Fagundes
Foi em 1898, em uma época com o comércio em pleno desenvolvimento, que surgiu a ideia da criação de uma associação para congregar os empresários da cidade para que, em conjunto, lutassem pelos seus interesses. E, assim, graças à iniciativa de poucos, cerca de 50 comerciantes, surgiu a respeitada Associação Comercial e Industrial de Bagé. O mentor e idealizador desta centenária entidade, foi o visionário Emílio Guilayn, juntamente com um grupo de empresários.
Guilayn, espanhol radicado em Bagé, fundou a entidade na época em que a Metade Sul do Rio Grande produzia, nos bons tempos do final do século XIX, a maior parte da riqueza do Estado, tendo a vocação voltada para a pecuária e grandes latifúndios.
Fato marcante e de prestígio para a entidade, o qual, muito nos orgulha, até os dias de hoje, foi a criação da Federação das Associações Comerciais do Rio Grande do Sul (Federasul), em 28 de outubro de 1927, cuja primeira diretoria foi constituída exclusivamente por empresários bajeenses, tendo como presidente o empresário José Gomes Filho. Hoje, a Federasul é considerada a representante de entidades empresarias do estado, situada em Porto Alegre, sendo integrante do maior sistema associativo do Brasil, a Confederação das Associações Comerciais e Empresariais do Brasil – CACB.
Ao longo desses 120 anos, a Aciba sempre contou com o trabalho, a experiência e a dedicação das mais importantes lideranças locais e buscou, incansavelmente, defender os anseios da classe empresarial em favor do desenvolvimento da região. O atual presidente da Associação, Frank Minotto, comenta que, nos últimos anos, a Aciba vem trabalhando, através de metas de curto e longo prazo para ampliar a representatividade da entidade e implementar melhorias em seu processo de gestão, com foco no estímulo aos bons negócios.
"Poder celebrar os 120 anos da Aciba só é possível graças ao empenho, determinação e perseverança de inúmeras pessoas que dedicaram boa parte de suas vidas para o êxito desta associação. Os fundadores, ex-presidentes, diretores, associados e uma infinita gama de colaboradores é que nos oportunizam comemorar essa data que é um marco, não só para a entidade, mas também para Bagé", comenta o presidente.

Galeria de Imagens
Leia também em Cidade
PLANTÃO 24 HORAS

(53) 9931-9914

jornal@minuano.urcamp.edu.br
SETOR COMERCIAL

(53) 3242.7693

jornal@minuano.urcamp.edu.br
CENTRAL DO ASSINANTE

(53) 3241.6377

jornal@minuano.urcamp.edu.br