MENU

Identifique-se!

Se já é assinante informe seus dados de acesso abaixo para usufruir de seu plano de assinatura. Utilize o link "Lembrar Senha" caso tenha esquecido sua senha de acesso. Lembrar sua senha
Área do Assinante | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler

Ainda não assina o
Minuano On-line?

Diversos planos que se encaixam nas suas necessidades e possibilidades.
Clique abaixo, conheça nossos planos e aproveite as vantagens de ler o Minuano em qualquer lugar que você esteja, na cidade, no campo, na praia ou no exterior.
CONHEÇA OS PLANOS

Campo e Negócios

Grupo com bajeense que venceu competição no Uruguai apresenta trabalho no Reino Unido

Publicada em 13/11/2018
Grupo com bajeense que venceu competição no Uruguai apresenta trabalho no Reino Unido | Campo e Negócios | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler
Tecnologia foi apresentada em Congresso da Agricultura

O engenheiro-agrônomo bajeense João Antônio Martins, junto com o especialista em negócios Manuel Lorenzo e com especialista em Tecnologia Emílio Sarturi, integrou o grupo vencedor do Hackathon soluções para o agronegócio, que ocorreu em Montevidéu, no Uruguai, em 15 e 16 de setembro. O evento foi organizado pela Embaixada Britânica em Montevidéu, pela Associação Rural do Uruguai (ARU), pela Câmara Uruguaia de Tecnologias da Informação (CUTI) e pela Agência Nacional de Desenvolvimento (ANDE).

O Hackathon é uma competição de tecnologia. Neste caso, o segmento Agro era relacionado a problemas da agropecuária do Uruguai. Segundo Martins, o desafio era criar uma solução tecnológica para um problema do setor agropecuário do País em apenas dois dias e a solução completa deveria ser apresentada a uma banca em 4 minutos, com 30 horas para solucionar o problema.

"Nosso grupo foi montado pelos organizadores e nos conhecemos na noite anterior em uma recepção na casa do embaixador britânico no Uruguai", conta Martins, que também atua como consultor e administra propriedades rurais no Brasil e no Uruguai. Eram 11 equipes de 3 pessoas e a cada equipe coube a escolha do problema a ser solucionado. O grupo do engenheiro-agrônomo escolheu o desafio da identificação e controle do capim-annoni.

Para tal, foi montada uma "empresa" que faria a detecção do capim -annoni através de drones com câmeras multiespectrais e o controle seria feito através da utilização da máquina Campo Limpo, desenvolvida pela Embrapa. "Depois da ideia, confirmamos a viabilidade com o doutor Naylor Perez, pesquisador da Embrapa Pecuária Sul, que nos atendeu por telefone".

O trabalho do grupo ganhou o primeiro lugar e o prêmio foi uma viagem ao Reino Unido, entre os dias 6 e 11 de novembro, onde a solução foi apresentada no Congresso de Tecnologia da Agricultura, na Universidade de Harper Adams.

Entenda

Criado no fim dos anos 90, com o objetivo principal de testar ideias, o Hackathon é um evento em que programadores de computador e outros profissionais, como gerente de projetos, designers gráficos e de interface, colaboram intensamente em projetos de software. As maratonas duram entre um dia e uma semana, e funcionam como forma de desenvolver rapidamente novas tecnologias de software e identificar novas oportunidades de inovação.

Essas maratonas criativas têm sido realizadas há bastante tempo e incluem profissionais não somente das áreas de TI e design, como, também, de RH, Marketing e agro, entre outras.

Galeria de Imagens
Leia também em Campo e Negócios
PLANTÃO 24 HORAS

(53) 9931-9914

jornal@minuano.urcamp.edu.br
SETOR COMERCIAL

(53) 3242.7693

jornal@minuano.urcamp.edu.br
CENTRAL DO ASSINANTE

(53) 3241.6377

jornal@minuano.urcamp.edu.br