Campo e Negócios
Grupo com bajeense que venceu competição no Uruguai apresenta trabalho no Reino Unido
O engenheiro-agrônomo bajeense João Antônio Martins, junto com o especialista em negócios Manuel Lorenzo e com especialista em Tecnologia Emílio Sarturi, integrou o grupo vencedor do Hackathon soluções para o agronegócio, que ocorreu em Montevidéu, no Uruguai, em 15 e 16 de setembro. O evento foi organizado pela Embaixada Britânica em Montevidéu, pela Associação Rural do Uruguai (ARU), pela Câmara Uruguaia de Tecnologias da Informação (CUTI) e pela Agência Nacional de Desenvolvimento (ANDE).
O Hackathon é uma competição de tecnologia. Neste caso, o segmento Agro era relacionado a problemas da agropecuária do Uruguai. Segundo Martins, o desafio era criar uma solução tecnológica para um problema do setor agropecuário do País em apenas dois dias e a solução completa deveria ser apresentada a uma banca em 4 minutos, com 30 horas para solucionar o problema.
"Nosso grupo foi montado pelos organizadores e nos conhecemos na noite anterior em uma recepção na casa do embaixador britânico no Uruguai", conta Martins, que também atua como consultor e administra propriedades rurais no Brasil e no Uruguai. Eram 11 equipes de 3 pessoas e a cada equipe coube a escolha do problema a ser solucionado. O grupo do engenheiro-agrônomo escolheu o desafio da identificação e controle do capim-annoni.
Para tal, foi montada uma "empresa" que faria a detecção do capim -annoni através de drones com câmeras multiespectrais e o controle seria feito através da utilização da máquina Campo Limpo, desenvolvida pela Embrapa. "Depois da ideia, confirmamos a viabilidade com o doutor Naylor Perez, pesquisador da Embrapa Pecuária Sul, que nos atendeu por telefone".
O trabalho do grupo ganhou o primeiro lugar e o prêmio foi uma viagem ao Reino Unido, entre os dias 6 e 11 de novembro, onde a solução foi apresentada no Congresso de Tecnologia da Agricultura, na Universidade de Harper Adams.
Entenda
Criado no fim dos anos 90, com o objetivo principal de testar ideias, o Hackathon é um evento em que programadores de computador e outros profissionais, como gerente de projetos, designers gráficos e de interface, colaboram intensamente em projetos de software. As maratonas duram entre um dia e uma semana, e funcionam como forma de desenvolver rapidamente novas tecnologias de software e identificar novas oportunidades de inovação.
Essas maratonas criativas têm sido realizadas há bastante tempo e incluem profissionais não somente das áreas de TI e design, como, também, de RH, Marketing e agro, entre outras.