MENU

Identifique-se!

Se já é assinante informe seus dados de acesso abaixo para usufruir de seu plano de assinatura. Utilize o link "Lembrar Senha" caso tenha esquecido sua senha de acesso. Lembrar sua senha
Área do Assinante | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler

Ainda não assina o
Minuano On-line?

Diversos planos que se encaixam nas suas necessidades e possibilidades.
Clique abaixo, conheça nossos planos e aproveite as vantagens de ler o Minuano em qualquer lugar que você esteja, na cidade, no campo, na praia ou no exterior.
CONHEÇA OS PLANOS

Cidade

Aciba celebra 120 anos em busca do desenvolvimento regional

Publicada em 14/11/2018
Aciba celebra 120 anos em busca do desenvolvimento regional | Cidade | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler
Associação conta com 360 sócios

Em plena ebulição econômica e cultural da virada do século XIX, quando Bagé despontava com uma forte indústria saladerial e comércio em desenvolvimento, foi idealizada a criação de uma associação para unir os empresários da cidade em defesa do interesse dos associados. E, assim, nasceu, em 13 de novembro de 1898, a Associação Comercial e Industrial de Bagé – Aciba, sob a presidência de Emílio Guilayn.

Cento e vinte anos mais tarde, a entidade é comandada por Frank Minotto, eleito em 2017, sucedendo Lindonor Peruzzo Júnior. Ambos estiveram à frente da entidade durante um período de recessão econômica, com fortes reflexos em todos os segmentos de serviços e comércio. Contudo, com doze décadas de história, este não foi o único período turbulento do País. “A associação presenciou diversos momentos da história moderna do Brasil, duas guerras e um período de exceção. Só o fato da Aciba ainda estar viva e atuante, após 120 anos, é uma conquista”, destaca.

Atualmente com 360 sócios, a entidade teve um salto expressivo no número de membros nos últimos seis anos. E a projeção de Minotto para os próximos anos é, justamente, unificar ainda mais os empresários para garantir que a entidade funcione como uma blindagem, defendendo os interesses dos associados em busca do desenvolvimento regional, sempre atuando com isenção política. “Uma associação é a comunhão de pessoas com interesses afins e só funciona quando todos afinam o discurso”, ressalta.

Histórico

De acordo com os primeiros estatutos da Aciba, podiam se associar todos os comerciantes, banqueiros e industriais que exerciam ou tinham exercido essas profissões, proprietários, capitalistas, agricultores, diretores e gerentes de casas comerciais, corretores, agentes de negócios, leiloeiros, empregados de primeira categoria de bancos, companhias e casas comerciais. A joia era de 20 mil réis e a mensalidade de três mil réis, prometendo a diretoria, logo que tivesse os recursos necessários, criar uma escola de comércio.

Guilayn, espanhol radicado em Bagé, fundou a entidade na época em que a Metade Sul do Rio Grande produzia, nos bons tempos do final do século XIX, a maior parte da riqueza do Estado, tendo a vocação voltada para a pecuária e grandes latifúndios.
O que demonstra que além do desenvolvimento regional a entidade também se interessava em alavancar o desenvolvimento do Rio Grande do Sul foi a fundação da Federação das Associações Comerciais do Rio Grande do Sul (Federasul), em 28 de outubro de 1927, cuja primeira diretoria foi constituída exclusivamente por empresários bajeenses, tendo como presidente o empresário José Gomes Filho. A entidade ainda possui, permanentemente, representações junto à Federasul. São diretores escolhidos e aprovados pela diretoria para representarem a comunidade empresarial em diversos assuntos de interesse do município e da região.

Programação especial

Para celebrar o aniversário da entidade, uma programação especial foi elaborada, com atividades que se estendem até dezembro. Ontem à noite, em sessão solene da Câmara de Vereadores, a entidade foi homenageada pela data. Em seguida, os convidados foram recepcionados em uma celebração oferecida pela associação no Mercado Gourmet.

A programação segue na próxima terça-feira, 20, com reunião de integração no auditório da entidade, às 19h. No dia 26 de novembro, é a vez da entrega do prêmio Mérito Empresarial, um dos mais tradicionais da região, que acontece no Complexo Cultural Dom Diogo de Souza. No dia 4 de dezembro, os associados indicam o novo presidente da entidade, com eleição de diretoria para o biênio 2019/2020. As atividades encerram no dia 9 de dezembro com a rústica de 120 anos, com largada às 9h, na Nicola Veículos. As inscrições podem ser feitas até dia 8 de dezembro através do site www.cronometraeventos.com.br.

Galeria de Imagens
Leia também em Cidade
PLANTÃO 24 HORAS

(53) 9931-9914

jornal@minuano.urcamp.edu.br
SETOR COMERCIAL

(53) 3242.7693

jornal@minuano.urcamp.edu.br
CENTRAL DO ASSINANTE

(53) 3241.6377

jornal@minuano.urcamp.edu.br