MENU

Identifique-se!

Se já é assinante informe seus dados de acesso abaixo para usufruir de seu plano de assinatura. Utilize o link "Lembrar Senha" caso tenha esquecido sua senha de acesso. Lembrar sua senha
Área do Assinante | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler

Ainda não assina o
Minuano On-line?

Diversos planos que se encaixam nas suas necessidades e possibilidades.
Clique abaixo, conheça nossos planos e aproveite as vantagens de ler o Minuano em qualquer lugar que você esteja, na cidade, no campo, na praia ou no exterior.
CONHEÇA OS PLANOS

Cidade

Conferência Municipal aborda construção de plano de direitos da criança e do adolescente

Publicada em 14/11/2018
Conferência Municipal aborda construção de plano de direitos da criança e do adolescente | Cidade | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler
Abertura contou com autoridades e integrantes da rede de proteção (capa)

Com o objetivo de desenvolver políticas públicas destinadas à criança e ao adolescente e fomentar a discussão e mobilização da sociedade na construção de uma agenda de diretrizes e ações para a política pública destinada ao segmento, o Conselho Municipal da Criança e do Adolescente (Condica) realizou, durante dois dias, a 9ª Conferência de Direitos da Criança e do Adolescente. A agenda ocorreu no Complexo Cultural do Museu Dom Diogo de Souza e contou com apoio da Urcamp. Mais de 150 pessoas participaram dos debates.

Conforme a presidente do Condica, Ildamar Martinez, está sendo construído o plano decenal dos direitos da criança e adolescente que irão nortear e melhorar as políticas públicas do município. Ela salienta que a Urcamp, a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB- Bagé) e a prefeitura foram parceiras do evento, que consiste num espaço público de discussão.

A abertura aconteceu na noite segunda-feira, com a palestra da presidente do Conselho Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente (Cedica), Lúcia Flesch. Ela explicou que as conferências municipais estão acontecendo nas nove regiões do Conselho Regional de Desenvolvimento e o Cedica está assessorando na discussão do tema central, que é proteção integral, diversidade e enfrentamento das violências.

A psicóloga e coordenadora da Casa da Menina, Aline Silveira, representou a reitora da Urcamp, Lia Quintana, na solenidade de abertura. Ela ressaltou que o evento é um espaço para refletir as políticas públicas e buscar soluções de demandas para mudar a realidade local.

A promotora de Infância e Juventude, Marlise Martino de Oliveira, destacou que sempre é possível melhorar o funcionamento da rede de proteção como um todo para que tudo fique conectado. Ela ressaltou que a falta de pessoal é um dos pontos que atrapalham a melhoria do serviço.

Para a secretária de Educação e Formação Profissional, Adriana Lara, a conferência é um momento para avançar em uma rede de proteção e prevenção. Ela salientou que a rede passa pela estrutura da família. “Se a família estiver fortalecida, a criança fica protegida”, disse.

Eixos

Ontem, pela manhã, foi aprovado o regimento da conferência. Logo após, os participantes foram divididos em grupos temáticos para discutir a garantia dos Direitos e Políticas Públicas Integradas e de Inclusão Social; Prevenção e Enfrentamento da Violência Contra Crianças e Adolescentes; Orçamento e Financiamento das Políticas para Crianças e Adolescentes; Participação, Comunicação Social e Protagonismo de Crianças e Adolescentes e Espaços de Gestão e Controle Social das Políticas Públicas de Criança e Adolescentes.

Conforme uma das integrantes da equipe de relatoria e sistematização do evento, Pâmela Muniz, a Conferência de Bagé elegeu, entre os participantes, oito delegados e 25 propostas para etapa estadual e o mesmo número para a nacional. Ela ressaltou que os debates acontecem a cada quatro anos e contam com a participação de jovens estudantes e em situação de abrigamento.

A estudante Natália Gonçalves Vaz, aluna da Escola Estadual de Ensino Fundamental Arthur Damé, escolheu participar do eixo 4, que debateu a Participação, Comunicação Social e Protagonismo de Crianças e Adolescentes. Ela justificou: "Acredito que vá ajudar as crianças e os adolescentes a se comunicarem com os pais, pois em algumas famílias não há um diálogo esclarecedor sobre os conflitos dessas fases da vida". 

Galeria de Imagens
Leia também em Cidade
PLANTÃO 24 HORAS

(53) 9931-9914

jornal@minuano.urcamp.edu.br
SETOR COMERCIAL

(53) 3242.7693

jornal@minuano.urcamp.edu.br
CENTRAL DO ASSINANTE

(53) 3241.6377

jornal@minuano.urcamp.edu.br