MENU

Identifique-se!

Se já é assinante informe seus dados de acesso abaixo para usufruir de seu plano de assinatura. Utilize o link "Lembrar Senha" caso tenha esquecido sua senha de acesso. Lembrar sua senha
Área do Assinante | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler

Ainda não assina o
Minuano On-line?

Diversos planos que se encaixam nas suas necessidades e possibilidades.
Clique abaixo, conheça nossos planos e aproveite as vantagens de ler o Minuano em qualquer lugar que você esteja, na cidade, no campo, na praia ou no exterior.
CONHEÇA OS PLANOS

Cidade

Conta de luz terá aumento médio de 7,35%

Publicada em 14/11/2018
Conta de luz terá aumento médio de 7,35% | Cidade | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler
Companhia atende 1,7 milhão de consumidores no RS

A tarifa cobrada pela Companhia Estadual de Distribuição de Energia Elétrica (CEEE-D) terá aumento médio de 7,35%. O reajuste foi aprovado, ontem, durante reunião da diretoria da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel). A mudança entra em vigor em 22 de novembro.
Incluindo indústrias, os consumidores de alta tensão terão aumento de 5,24%. Já os de baixa tensão terão reajuste médio de 8,32%. No caso das residências, o aumento será de 8,3%. A tarifa de energia é um dos componentes da conta de luz, que tem ainda os tributos e a bandeira tarifária. A CEEE Distribuição atende 1,7 milhão de unidades consumidoras. O número equivale a cerca de 4,8 milhões de pessoas ou um terço da população gaúcha.
Ao calcular o reajuste, conforme estabelecido no contrato de concessão, a agência considerou a variação de custos associados à prestação do serviço. No caso da CEEE-D, dois itens impactaram o processo de reajuste: o primeiro foi o aumento dos custos 2018 de aquisição de energia motivado pela alta do dólar, que influencia o valor da energia de Itaipu, e pelo reajuste das tarifas da energia das usinas cotistas. Os encargos setoriais foram o segundo fator de maior relevância na definição do índice tarifário da distribuidora gaúcha, cerca de 3%.
O efeito médio da alta tensão refere-se às classes A1 (>= 230 quilowatts), A2 (de 88 a 138 quilowatts), A3 (69 quilowatts) e A4 (de 2,3 a 25 quilowatts). Para a baixa tensão, a média engloba as classes B1 (Residencial e subclasse residencial baixa renda); B2 (Rural: subclasses, como agropecuária, cooperativa de eletrificação rural, indústria rural, serviço público de irrigação rural); B3 (Industrial, comercial, serviços e outras atividades, poder público, serviço público e consumo próprio); e B4 (Iluminação pública).

Galeria de Imagens
Leia também em Cidade
PLANTÃO 24 HORAS

(53) 9931-9914

jornal@minuano.urcamp.edu.br
SETOR COMERCIAL

(53) 3242.7693

jornal@minuano.urcamp.edu.br
CENTRAL DO ASSINANTE

(53) 3241.6377

jornal@minuano.urcamp.edu.br