MENU

Identifique-se!

Se já é assinante informe seus dados de acesso abaixo para usufruir de seu plano de assinatura. Utilize o link "Lembrar Senha" caso tenha esquecido sua senha de acesso. Lembrar sua senha
Área do Assinante | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler

Ainda não assina o
Minuano On-line?

Diversos planos que se encaixam nas suas necessidades e possibilidades.
Clique abaixo, conheça nossos planos e aproveite as vantagens de ler o Minuano em qualquer lugar que você esteja, na cidade, no campo, na praia ou no exterior.
CONHEÇA OS PLANOS

Cidade

Aeroclube de Bagé realiza voo teste para retomada dos cursos de aviação

Publicada em 15/11/2018
Aeroclube de Bagé realiza voo teste para retomada dos cursos de aviação | Cidade | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler
Pereira veio de Torres para o rebocar o planador

A quarta-feira, dia 14, foi marcante para a diretoria do Aeroclube de Bagé. Após 18 anos, foi realizado um voo teste de planador, visando a retomada dos cursos de aviação. As atividades da entidade foram revogadas em fevereiro de 2017, devido a mudanças no Regulamento Brasileiro de Homologação Aeronáutica (RBHA). Desde então, a diretoria estava realizando adaptações exigidas para a retomada dos voos no local.

Conforme o presidente da entidade, Luiz Antônio Peck Stobbe, a diretoria está realizando todos os tramites burocráticos há mais de seis anos. Ele comenta que, em outubro do ano passado, a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) autorizou a liberação da pista do aeródromo e, após as vistorias nas aeronaves em uma oficina especializada, foi realizado o voo teste. "Depois desta etapa, haverá uma vistoria no local para a retomada dos cursos de piloto", disse.

Para a atividade, foram convidados dois pilotos de fora de Bagé. Um deles, o instrutor de voo na escola de aviação de Torres, Rogério Pereira, 26 anos, foi responsável pelo reboque do planador. O piloto tem oito anos de experiência.

Além dele, o piloto Luciano Gasperin, de 56 anos e 40 de experiência no ramo, que pertence ao Aeroclube de Bento Gonçalves, fez a verificação da aeronave e disse que o voo de planador é muito seguro. A aeronave utilizada foi uma Nhapecan, de dois lugares, usada para a instrução de pilotos. "O planador é o início do encanto e o piloto usa a sensibilidade para o manejo", comenta.

Conforme o piloto agrícola e diretor técnico do Aeroclube, Marcus Vinícius de Paula da Silva, o voo teste marca a retomada do aeródromo. Ele disse que muitos jovens nunca viram um planador em funcionamento e a volta dos cursos, além de formar pilotos, pode preparar mão de obra para a aviação comercial.

Última fase

Em junho deste ano, o Departamento de Controle do Espaço Aéreo, do Comando da Aeronáutica, aprovou o Plano Básico de Zona de Proteção do local do Aeroclube de Bagé. O planejamento é utilizado para garantir a segurança nos arredores dos aeroportos, estabelecendo área exclusiva para voos, restringindo a construção de edifícios em alturas que possam colocar em risco os seus ocupantes ou impactar a segurança dos voos. É por meio da observação desses planos, explica Stobbe, que se tornam possíveis as visualizações em um mapa tridimensional sobre o aeroporto, sobre a área e quais os limites observados para o distanciamento, além de indicar as alturas das edificações da redondeza.

Galeria de Imagens
Leia também em Cidade
PLANTÃO 24 HORAS

(53) 9931-9914

jornal@minuano.urcamp.edu.br
SETOR COMERCIAL

(53) 3242.7693

jornal@minuano.urcamp.edu.br
CENTRAL DO ASSINANTE

(53) 3241.6377

jornal@minuano.urcamp.edu.br