MENU

Identifique-se!

Se já é assinante informe seus dados de acesso abaixo para usufruir de seu plano de assinatura. Utilize o link "Lembrar Senha" caso tenha esquecido sua senha de acesso. Lembrar sua senha
Área do Assinante | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler

Ainda não assina o
Minuano On-line?

Diversos planos que se encaixam nas suas necessidades e possibilidades.
Clique abaixo, conheça nossos planos e aproveite as vantagens de ler o Minuano em qualquer lugar que você esteja, na cidade, no campo, na praia ou no exterior.
CONHEÇA OS PLANOS

Fogo Cruzado

Cuba anuncia saída do programa Mais Médicos

Publicada em 15/11/2018

O Ministério da Saúde Pública de Cuba comunicou, na quarta-feira, 14, que o país vai deixar o programa Mais Médicos. Profissionais cubanos atuam em diferentes municípios da região, a exemplo de Bagé, que tem três profissionais, e Candiota, que tem dois. O país deve formalizar a solicitação de retorno dos médicos.
Em nota, o governo de Cuba informou que a medida foi motivada por declarações do presidente eleito Jair Bolsonaro, do PSL, a respeito dos médicos cubanos. “O presidente eleito do Brasil, Jair Bolsonaro, com referências diretas, depreciativas e ameaçadoras à presença de nossos médicos, declarou e reiterou que modificará os termos do Programa Mais Médicos, desrespeitando a Organização Pan-americana de Saúde”, pontua a nota do ministério, ao justificar a saída.
Em sua conta no Twitter, Bolsonaro rebateu, sustentando que ‘atualmente, Cuba fica com a maior parte do salário dos médicos cubanos e restringe a liberdade desses profissionais e de seus familiares’. “Eles estão se retirando do Mais Médicos por não aceitarem rever esta situação absurda que viola direitos humanos”, pontuou.
O Programa Mais Médicos (PMM) integra o planejamento para a melhoria do atendimento aos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS). Além de levar profissionais para regiões onde há escassez ou ausência de médicos, o programa inclui um cronograma de investimentos para construção, reforma e ampliação de Unidades Básicas de Saúde (UBS), além de novas vagas de graduação e residência médica para qualificar a formação desses profissionais. Cuba participava da iniciativa desde 2013.

Leia também em Fogo Cruzado
PLANTÃO 24 HORAS

(53) 9931-9914

jornal@minuano.urcamp.edu.br
SETOR COMERCIAL

(53) 3242.7693

jornal@minuano.urcamp.edu.br
CENTRAL DO ASSINANTE

(53) 3241.6377

jornal@minuano.urcamp.edu.br