MENU

Identifique-se!

Se já é assinante informe seus dados de acesso abaixo para usufruir de seu plano de assinatura. Utilize o link "Lembrar Senha" caso tenha esquecido sua senha de acesso. Lembrar sua senha
Área do Assinante | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler

Ainda não assina o
Minuano On-line?

Diversos planos que se encaixam nas suas necessidades e possibilidades.
Clique abaixo, conheça nossos planos e aproveite as vantagens de ler o Minuano em qualquer lugar que você esteja, na cidade, no campo, na praia ou no exterior.
CONHEÇA OS PLANOS

Cidade

Proclamação da República demorou sete dias para chegar em Bagé

Publicada em 15/11/2018
Proclamação da República demorou sete dias para chegar em Bagé | Cidade | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler
Lemieszek afirma que atraso se deve às dificuldades de comunicação na época

Em cidades de todos os Estados brasileiros, o dia 15 de novembro de 1889 é registrado como o encerramento da monarquia no Brasil, quando um grupo de militares, liderados pelo marechal Manuel Deodoro da Fonseca, destituiu o imperador Dom Pedro II e assumiu o poder no País. O que poucos sabem é que a notícia só chegou até a Rainha da Fronteira sete dias após a Proclamação da República.

De acordo com o historiador Cláudio de Leão Lemieszek, diretor do Arquivo Público Municipal, os bajeenses foram informados sobre a queda da monarquia apenas às 15h do dia 22 de novembro daquele ano, através de um telegrama do governador da província, José Antônio Correia da Câmara, 2º visconde de Pelotas. O comunicado, segundo Lemieszek, foi recebido pelo então presidente da Câmara de Vereadores, Cândido Dias Borba, que imediatamente convocou uma sessão extraordinária com os representantes do conselho.

O motivo da demora, para o historiador, se deve ao fato de que, naquela época, as cidades do interior sofriam com dificuldades na comunicação com o Império e suas capitais.

Fatos curiosos

– No dia 18 de novembro, quatro dias antes de receber a notícia, a Câmara se reuniu, pois havia notícia de que Dom Pedro II havia sofrido um atentado. A partir disso, os vereadores enviaram um telegrama ao Paço Imperial, desejando reestabelecimento do imperador.

– Ao ser informado sobre a proclamação da república, o general João Nunes da Silva Tavares, conhecido como barão de Itaqui, maior autoridade imperialista na região na época, pediu uma nota nos jornais externando aos seus seguidores e povo em geral o pedido de obediência à ordem e à nova lei. Esta reação, conforme o historiador, foi responsável por pacificar a transição dos sistemas de governo.

Galeria de Imagens
Leia também em Cidade
PLANTÃO 24 HORAS

(53) 9931-9914

jornal@minuano.urcamp.edu.br
SETOR COMERCIAL

(53) 3242.7693

jornal@minuano.urcamp.edu.br
CENTRAL DO ASSINANTE

(53) 3241.6377

jornal@minuano.urcamp.edu.br