ANO: 25 | Nº: 6386

Airton Gusmão

redacaominuano@gmail.com
Pároco da Catedral
17/11/2018 Airton Gusmão (Opinião)

A Diocese de Bagé recebe um novo padre

Sobre o chamado que o Senhor nos faz à santidade, o Papa Francisco afirma: “O que quero recordar é sobretudo o chamado à santidade que o Senhor faz a cada um de nós, o chamado que dirige também a ti: ‘sede pois santos, porque eu sou santo’. Todos os fiéis, seja qual for a sua condição ou estado, são chamados pelo Senhor à perfeição do Pai, cada um por seu caminho” (Exortação Apostólica sobre o chamado à santidade no mundo atual, nº 10).
Em nossa Diocese de Bagé temos o bonito costume e compromisso de rezar sempre no primeiro final de semana de cada mês, de modo especial, pelas vocações, com esta belíssima oração: “Cristo Jesus, nosso irmão e amigo, cumprimos a tua ordem de rezar, para que tenhamos sempre, muitos e bons jovens líderes, pais e educadores, religiosos e religiosas, diáconos, padres e bispos. ‘Manda operários à tua messe’, assim nos dissestes, precisamos deles. Eles nos darão o ensino de tua palavra, a alegria de tua presença, o auxílio de tuas graças e o estímulo para nossas vidas. Reconhecemos que a semente da vocação, que vem de Ti, exige de nós que a cultivemos em nós, na família, no grupo, na comunidade e nos seminários. Escuta-nos, Cristo, por meio de tua e nossa Mãe, para a glória do teu nome e para o nosso bem, no tempo e na eternidade. Amém”.
Com certeza, se rezamos com confiança e perseverança ao Senhor da Messe, a Jesus Cristo o Bom Pastor, teremos a alegria e o testemunho de tantos jovens que, inquietos diante do chamado do Senhor e da realidade do mundo, estarão respondendo sim Àquele que diz: “Vem e segue-me!”.
Neste sentido, teremos neste próximo domingo, dia 18, em São Gabriel, na Igreja Matriz da Paróquia do Arcanjo São Gabriel, a Ordenação Sacerdotal do diácono Fábio Augusto Santos da Silva. Ele escolheu como frase bíblica motivadora e orientadora do seu ministério: “Estou no meio de vós como aquele que serve” (Lc 22,27).
Fábio, um jovem como qualquer outro, com seus familiares, estudante, sua mãe catequista de uma comunidade eclesial; com seu gosto por futebol, torcedor de um time de futebol gaúcho, com sua simplicidade, jovialidade e alegria, diante de um convite e testemunho de um padre, também jogador de futebol, se deixou inquietar pelo chamado do Senhor e foi discernindo, rezando, sendo acompanhado, estudando, participando da vida eclesial, agora mais um padre para diocese de Bagé.
Nesta alegria de termos mais um padre, contando sempre com a graça e a misericórdia de Deus, precisamos continuar rezando por todas as vocações e também ir fazendo a nossa parte. Quantas vezes ouvimos este choro de lamentação: “temos poucos padres, religiosos e religiosas, faltam lideranças, catequistas, ministros, famílias cristãs, voluntários, missionários, leigos e leigas conscientes e atuantes e, assim por diante”.
Pois bem, para nos ajudar a fazer acontecer aquilo que pedimos na oração vocacional, a Igreja no Brasil nos apresentou o Projeto de Evangelização chamado: Cada comunidade uma nova vocação. Este projeto quer nos provocar a que trabalhemos por uma cultura vocacional, através da nossa oração constante e confiante e também favorecida pelo testemunho de tantos homens e mulheres que vivem sua vocação, nos mais diferentes chamados, com alegria e esperança. Nunca é demais lembrar os chamados de Deus: a vocação à vida, a vocação cristã e a vocação específica (leiga, ordenada e consagrada). Esse projeto de evangelização apresenta três passos importantes: rezar (por exemplo, uma dezena do Rosário); falar bem das vocações e convidar os jovens e adultos a pensar sobre uma vocação e responder ao chamado que o Senhor continua a fazer.
Rezemos, falemos bem de todas as vocações e lancemos o convite a muitos adolescentes, jovens e adultos. Façamos a nossa parte. Sejamos alegres na esperança, fortes na tribulação, perseverantes na oração e solidários com os que sofrem. Um bom final de semana a todos e até uma próxima oportunidade.

Deixe seu comentário abaixo

Mais notícias da edição

Outras edições

Carregando...