MENU

Identifique-se!

Se já é assinante informe seus dados de acesso abaixo para usufruir de seu plano de assinatura. Utilize o link "Lembrar Senha" caso tenha esquecido sua senha de acesso. Lembrar sua senha
Área do Assinante | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler

Ainda não assina o
Minuano On-line?

Diversos planos que se encaixam nas suas necessidades e possibilidades.
Clique abaixo, conheça nossos planos e aproveite as vantagens de ler o Minuano em qualquer lugar que você esteja, na cidade, no campo, na praia ou no exterior.
CONHEÇA OS PLANOS

Campo e Negócios

Colheita do trigo se aproxima do fim no Estado, diz Emater

Publicada em 17/11/2018
Colheita do trigo se aproxima do fim no Estado, diz Emater | Campo e Negócios | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler
Emater estima que reste apenas 10% da área cultivada

A colheita do trigo andou em ritmo forte nesta semana, atingindo 90% da área produtiva do Estado, restando 10% das áreas com o trigo maduro e por colher, o que deverá ocorrer até o dia 25 deste mês. À medida que a colheita avançou, as produtividades e a qualidade do produto foram reduzindo. Os dados são do Informativo Conjuntural divulgado pela Emater/RS-Ascar, publicado nesta semana.
De acordo com o levantamento, há grande variabilidade de produtividade entre as lavouras, variando entre 2,2 t/ha a 2,9 t/ha, dependendo da região. "Poucas lavouras apresentaram peso do hectolitro superior a 78. Após as chuvas, a qualidade do produto ficou mais comprometida, com peso do hectolitro entre 71 e 76. Boas quantidades de trigo colhido foram comercializadas na forma de triguilho, sendo destinadas à fabricação de ração animal", frisa o informe ao acrescentar que, "também para os próximos dias deve ser concluída a colheita da cevada, restando apenas cerca de 10% da área, basicamente nas regiões Celeiro e Alto Jacuí".
A produtividade está na média de 2.500 kg/ha, frustrando a expectativa dos produtores, que esperavam colher acima de 3 t/ha. Além da redução de rendimento, a qualidade também não atingiu o padrão desejado para a malteação, sendo grande parte classificada como forrageira. O preço referencial para cevada cervejeira é de R$ 40/saca de 60 quilos; para a forrageira, R$ 23,00/sc.

Galeria de Imagens
Leia também em Campo e Negócios
PLANTÃO 24 HORAS

(53) 9931-9914

jornal@minuano.urcamp.edu.br
SETOR COMERCIAL

(53) 3242.7693

jornal@minuano.urcamp.edu.br
CENTRAL DO ASSINANTE

(53) 3241.6377

jornal@minuano.urcamp.edu.br