MENU

Identifique-se!

Se já é assinante informe seus dados de acesso abaixo para usufruir de seu plano de assinatura. Utilize o link "Lembrar Senha" caso tenha esquecido sua senha de acesso. Lembrar sua senha
Área do Assinante | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler

Ainda não assina o
Minuano On-line?

Diversos planos que se encaixam nas suas necessidades e possibilidades.
Clique abaixo, conheça nossos planos e aproveite as vantagens de ler o Minuano em qualquer lugar que você esteja, na cidade, no campo, na praia ou no exterior.
CONHEÇA OS PLANOS

Editorial

Tradição que não se mede apenas em números

Publicada em 17/11/2018


A reportagem que encapa esta edição do Jornal MINUANO tem uma representatividade que ultrapassa as barreiras do tempo. Mas, também, de significados. Sim, contar mesmo que pequenos pedaços de uma história de quase meio século auxilia, em especial a quem desconhece o passado, a entender o que um ato representou para uma sociedade inteira. E a criação do curso de Direito da Urcamp foi assim, muito além de uma simples conquista, mas um marco que mudou, quem sabe, o futuro da cidade de Bagé.
Assinada por Augustho Soares, acadêmico de Jornalismo da Urcamp e integrante da equipe do MINUANO, a reportagem conta com depoimentos preciosos, de quem fez e de quem faz parte de uma história que iniciou há 49 anos, no dia 18 de novembro de 1969. Nesta data, uma luta de personalidades que buscavam ampliar os horizontes do conhecimento, na Rainha da Fronteira, alcançou uma vitória, a autorização do curso pela então Faculdades Unidas de Bagé, a FunBa, que veio a se transformar na Urcamp, instituição de Ensino Superior mais tradicional de Bagé e região.
Tão ricas quanto as mensagens das fontes entrevistadas, como, por exemplo, João Bosco Abero, orador da primeira turma, que narra o empenho de quem assumiu a função de ensinar, todos cientes da importância do município contar com uma graduação tão prestigiada e procurada, são as imagens provenientes do acervo fotográfico do Museu Dom Diogo de Souza, um guardião da história de Bagé.
E, mesmo diante de um retrato histórico, é fundamental evidenciar a apropriação que abrange essa graduação. Se o primeiro vestibular gerou a expectativa de reunir cerca de 600 postulantes, o presente reconhece o empenho de todos que atuaram nas salas de aulas. Foram mais de quatro mil profissionais formados num curso que, na atualidade, integra uma seleta lista com alguns poucos que receberam o selo de qualidade da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), uma verdadeira vitória da comunidade local.

PLANTÃO 24 HORAS

(53) 9931-9914

jornal@minuano.urcamp.edu.br
SETOR COMERCIAL

(53) 3242.7693

jornal@minuano.urcamp.edu.br
CENTRAL DO ASSINANTE

(53) 3241.6377

jornal@minuano.urcamp.edu.br