ANO: 25 | Nº: 6309

Divaldo Lara

divaldolara@gmail.com
Prefeito de Bagé
19/11/2018 Divaldo Lara (Opinião)

Educação de resultado

Nos quase dois anos do nosso governo, a educação de Bagé vem se destacando e, recentemente, apresentou a melhor avaliação dos últimos 10 anos no IDEB, o índice que mede a qualidade do ensino nas cidades.
Educação é a base de tudo, é o que forma, permite o crescimento, emancipação, seja em que idade for. É garantia de futuro aos jovens e qualidade de vida aos já crescidos.
Com este pensamento, o primeiro resultado positivo do nosso governo veio justamente da educação. Logo no segundo mês e prestes a iniciar o ano letivo, 370 novas vagas foram ofertadas aos bajeenses. Isso tudo sem obras, apenas reorganizando espaços, antes, mal aproveitados. Hoje, já soma um total de 724 novos espaços oferecidos.
Também sabíamos que a alimentação é essencial para muitas famílias, que contam com este recurso para manter seus filhos. A preocupação em melhorar a qualidade da merenda e ainda disponibilizar um cardápio especial para alunos com diabetes e alérgicos à lactose nos fizeram buscar parcerias que garantissem frescor aos alimentos. Para isso, a Smed vem adquirindo hortifrutis de produtores locais.
No primeiro ano, ainda trabalhando com recursos de um orçamento aprovado no final de 2016, de antes de assumirmos, tivemos que abdicar de entregar os uniformes, priorizando o conserto do telhado da Escola São Pedro, que poderia desabar devido à falta de conservação de muitos anos. A escolha foi sábia, pois meses depois, com a conclusão da obra, nosso governo e os pais passaram a ter a tranquilidade de deixar seus filhos com mais segurança na escola.
Ainda na questão estrutural, assumimos o prédio da Escola Mélanie Granier, mantendo o mesmo nome, mas transformando-o no maior centro de educação da região da Campanha, que hoje abriga mais de 400 alunos e que oferece, além do currículo tradicional, atividades extra, como esporte, informática e artes, incluindo musicalização. Unida com outras secretarias, a Smed ainda realizou reforma em mais de 20 escolas, incluindo brinquedos nas praças, confeccionados pelo setor de educação ambiental. São canos, pneus e outros materiais que, reaproveitados, viram dinossauros, motocicletas, girafas, para diversão dos pequenos e ensinamento a adultos sobre a importância da reciclagem.
Os uniformes? Tivemos também! Foram entregues este ano com o acréscimo de meias e jaquetão reforçado, além da calça e camiseta. A qualidade do material foi também um diferencial, elogiado pelos pais, que puderam avaliar o capricho, comparando com as peças entregues em anos anteriores. Alunos da EJA também passaram a receber.
Chegava a hora também de inovar na qualidade do ensino. Para isso, a secretaria optou pela implementação do método Montessori, que prima pela independência da criança no aprendizado. É o método utilizado por renomadas escolas mundiais e que já formou grandes líderes.
Outra parceria de sucesso e que, essa semana me fez uma bela surpresa, foram os alunos do bairro Ivo Ferronato, que, há um ano, aprendem a tocar instrumentos musicais sob regência do maestro Joab Muniz e cujo resultado deste trabalho trouxeram até meu gabinete na última quarta-feira. "Alegria" é o título de uma das composições inéditas interpretada pelos alunos e foi com essa sensação que me deixaram toda aquela tarde. Alegria por ver crianças com uma formação, alegria por ver nossa educação progredindo, alegria por estar tendo a oportunidade de oferecer o melhor para nossa cidade, através da nossa gestão e alegria por assistir uma apresentação tão bonita.
Em 2017, a convite da Smed, escritores bajeenses passaram a frequentar as escolas. A aproximação estimulou a leitura, a escrita e resultou no lançamento do 1ª Antologia, um livro com 79 obras totalmente escritas pelos alunos e lançado na Feira do Livro do ano passado. Neste sábado, esse mesmo livro foi lançado na tradicional Feira do Livro de Porto Alegre, levando nossos pequenos para uma sessão de autógrafos na principal feira literária do nosso Estado. Há uma semana, a experiência de sucesso foi repetida e lançamos também o 2ª Antologia aqui em Bagé, desta vez com 91 obras.
O resultado positivo com os escritores no ano passado, fez com que a Smed, neste ano, convidasse cantores e compositores para este contato direto com os pequenos. Resultado? Os alunos estão em estúdio, gravando o primeiro CD com as canções dos homenageados e que será lançado em breve.
Alguém ainda tem dúvida do por quê nosso índice apresentou resultados positivos na avaliação, recebendo a melhor nota no IDEB dos últimos 10 anos?

Deixe seu comentário abaixo

Outras edições

Carregando...