MENU

Identifique-se!

Se já é assinante informe seus dados de acesso abaixo para usufruir de seu plano de assinatura. Utilize o link "Lembrar Senha" caso tenha esquecido sua senha de acesso. Lembrar sua senha
Área do Assinante | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler

Ainda não assina o
Minuano On-line?

Diversos planos que se encaixam nas suas necessidades e possibilidades.
Clique abaixo, conheça nossos planos e aproveite as vantagens de ler o Minuano em qualquer lugar que você esteja, na cidade, no campo, na praia ou no exterior.
CONHEÇA OS PLANOS

Pauta Especial - Curso de Jornalismo

Há 50 anos

Publicada em 19/11/2018
Há 50 anos | Pauta Especial - Curso de Jornalismo | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler

Coluna produzida a partir de pesquisa no acervo do Museu Dom Diogo de Souza. Pesquisadora: Mariana Muza e Sabrina Monteiro – alunas da disciplina História do Jornalismo, do curso de jornalismo da Urcamp.

Notícias no Correio do Sul de 1968

Eleição municipal

No dia 15 de novembro de 1968, 27 mil eleitores bajeenses iam às urnas. Dos 42 candidatos, apenas treze iam constituir a Câmara de Vereadores. O horário de funcionamento das sessões era das 8h às 17h, com 102 mesas receptoras de votos instaladas. Provando sua condição de eleitor, as pessoas que não tinham título em seu poder, podiam ir às urnas. A escolha do sucessor do então prefeito José Wilson Barcellos foi nomeada pelo governador do Estado com aprovação do presidente da República. Nos dias de hoje, Bagé tem 92.121 mil votantes aptos.

Verbas para o município

O deputado Brito Velho, ao vir a Bagé, informou que inclui no orçamento do ano de 1969 verbas para o município. Foram designados cinco mil cruzeiros para a Santa Casa de Caridade de Bagé e ao Colégio Santo Antônio. O Ministério do Interior contemplou o Instituto de Menores com três mil cruzeiros e incluiu recursos para obras de esgoto. O Ministério da Agricultura determinou uma verba global para eletrificação rural da cidade.

Cinquentenário da primeira guerra

Em novembro de 1968, Paris comemorou o cinquentenário da vitória contra a Alemanha, em 1918. A guerra durou mais de quatro anos, tendo 1.457.000 soldados franceses mortos e mais de 700 mil mutilados. O presidente naquela época era Charles de Gaulle e, ao prestigiar a cerimônia, enalteceu seu país por lutar incansavelmente durante quatro anos trazendo a vitória. Em 11 de novembro deste ano (2018), foram lembrados os 100 anos desta batalha.

Galeria de Imagens
PLANTÃO 24 HORAS

(53) 9931-9914

jornal@minuano.urcamp.edu.br
SETOR COMERCIAL

(53) 3242.7693

jornal@minuano.urcamp.edu.br
CENTRAL DO ASSINANTE

(53) 3241.6377

jornal@minuano.urcamp.edu.br