MENU

Identifique-se!

Se já é assinante informe seus dados de acesso abaixo para usufruir de seu plano de assinatura. Utilize o link "Lembrar Senha" caso tenha esquecido sua senha de acesso. Lembrar sua senha
Área do Assinante | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler

Ainda não assina o
Minuano On-line?

Diversos planos que se encaixam nas suas necessidades e possibilidades.
Clique abaixo, conheça nossos planos e aproveite as vantagens de ler o Minuano em qualquer lugar que você esteja, na cidade, no campo, na praia ou no exterior.
CONHEÇA OS PLANOS

Cidade

Câmara aprova projeto que proíbe fornecimento de canudos plásticos em Bagé

Publicada em 20/11/2018
Câmara aprova projeto que proíbe fornecimento de canudos plásticos em Bagé | Cidade | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler
Material deverá ser substituído por biodegradável ou reciclável

Com apenas dois votos contrários, a Câmara de Vereadores aprovou, ontem, a proposta de lei que proíbe hotéis, restaurantes, clubes, bares e padarias de fornecerem canudos de material plástico.

A iniciativa, protocolada pelo líder do PDT, vereador Augusto Lara, autoriza a utilização de produtos em material reciclável ou biodegradável, estabelecendo penalidades para casos de descumprimento e sanções que variam de advertência à multa no valor de R$ 4 mil. As multas, conforme a redação da lei, serão atualizadas, anualmente, pela variação do Índice de Preço ao Consumidor Amplo (IPCA), apurado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), do ano anterior. Vale lembrar que o texto não impede a comercialização dos canudos por empresas do atacado e varejo.

Ao avaliar o resultado da votação, o pedetista fez questão de destacar que a proposição surgiu da estudante Renielli Fagundes, que encaminhou a pauta ao seu gabinete. "Penso que é uma discussão mundial em favor da sustentabilidade. Países desenvolvidos já adotaram essa conscientização, se não de proibir, de fiscalizar. E nosso papel, enquanto parlamentares, é propor projetos neste sentido", sustentou.

O texto, para virar lei, agora, precisa ser sancionado pelo prefeito Divaldo Lara. "Acredito que ele irá aprovar em breve", mencionou Augusto, que reconheceu, em sua análise, que evitar a proliferação de canudos plásticos não vai resolver o problema do meio ambiente. Para ele, porém, a legislação proposta representa um passo importante rumo à criação de uma conscientização ambiental, de cuidar da cidade.

Empresários afirmam tratar-se de questão de educação ambiental

Para a empresária Morjana Torma Medeiros, grande parte da população não respeita a lei e vai continuar atirando o material em qualquer lugar. Ela salienta que é necessário a educação ambiental. Morjana tem uma lancheria e restaurante e pretende se adaptar à nova legislação.

A proprietária de outro restaurante e lancheria, Adriana Maciel Flores, tem comércio há quatro anos e, antes de assumir o ponto, em um prédio, trabalhava em um trailer. Ela ressalta que muitas pessoas atiram os canudos em qualquer lugar e é preciso conscientizar a população para que isso não aconteça. "Quando tínhamos o trailer era pior, mas realizávamos a limpeza para não prejudicar o meio ambiente", conta.

A empresária Simone Dourado ainda está em dúvida sobre a aplicação da lei. Ela comenta que pretende aguardar as novas regras para ver o tipo de material que poderá usar.

Galeria de Imagens
Leia também em Cidade
PLANTÃO 24 HORAS

(53) 9931-9914

jornal@minuano.urcamp.edu.br
SETOR COMERCIAL

(53) 3242.7693

jornal@minuano.urcamp.edu.br
CENTRAL DO ASSINANTE

(53) 3241.6377

jornal@minuano.urcamp.edu.br