MENU

Identifique-se!

Se já é assinante informe seus dados de acesso abaixo para usufruir de seu plano de assinatura. Utilize o link "Lembrar Senha" caso tenha esquecido sua senha de acesso. Lembrar sua senha
Área do Assinante | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler

Ainda não assina o
Minuano On-line?

Diversos planos que se encaixam nas suas necessidades e possibilidades.
Clique abaixo, conheça nossos planos e aproveite as vantagens de ler o Minuano em qualquer lugar que você esteja, na cidade, no campo, na praia ou no exterior.
CONHEÇA OS PLANOS

Pauta Especial - Curso de Jornalismo

Com os pés nas quadras e os olhos no futuro

Publicada em 20/11/2018
Com os pés nas quadras e os olhos no futuro | Pauta Especial - Curso de Jornalismo | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler
Projeto já garantiu convocação de jovens para a seleção gaúcha

Por Renan Silveira e Washington Mogica
Acadêmicos de Jornalismo da Urcamp

O Bagé Basquetebol Clube (BBC) foi criado em 2016, tendo como um de seus propósitos o resgate do basquete em Bagé e região. De acordo com Luciano Ribeiro Gomes, presidente da entidade, o esporte, apesar de tradicional na cidade, não recebia incentivos significativos há quase 30 anos. Ao perceber a lacuna, os futuros idealizadores decidiram não lamentar, e sim, promover uma união de esforços em prol do basquetebol bajeense. Rapidamente, o projeto consolidou-se como agente de avanços e transformações. Seja ao recolocar o município no mapa das competições estaduais, quanto ao influenciar positivamente a vida de dezenas de jovens.

Comunidade e espaços públicos também são beneficiados "por tabela". Isso porque o desenvolvimento da prática não visa somente às partidas oficiais. É perceptível a popularização quanto, por exemplo, ao aumento dos jovens que praticam o basquetebol na Praça de Esportes. E até mesmo o Militão, segundo maior ginásio do Estado, recebeu investimentos do poder público graças à nova demanda para reassumir partidas de basquete no local.

"São mediadores como prefeituras, escola, restaurante e hotel, que oferecem suporte aos atletas. Um dos casos é de um jovem descoberto em Candiota, que a partir de parceiras com setor público e privado, possibilitamos que ele estude e resida em Bagé", explica Gomes.

Os trabalhos são realizados com as categorias sub-15 e sub-17. E a formação, tanto pessoal quanto profissional, é levada muito a sério. Alguns retornos, considerados precoces, são: atletas que, através da seleção gaúcha, já foram convocados para a disputa do campeonato brasileiro; e vitórias do BBC sob equipes metropolitanas, com estruturas de padrão olímpico. Tudo isso sob o pré-requisito de que os jovens estejam devidamente matriculados na escola.

Destaque da equipe sub-15, e que já atua junto ao sub-17, Luan Pinto, 15 anos, pode incluir em seu currículo convocações que o colocam entre os mais qualificados do Estado. O atleta adquiriu, ainda, a possibilidade de estudar em uma escola particular de Bagé, através de uma bolsa oferecida como incentivo. Contudo, antes do projeto, conta que não havia oportunidades para que desenvolvesse a prática: "Eu já gostava de basquete, mas acabava tendo que jogar futebol", salienta.

Luis Mário Afonso, 23 anos, é acadêmico de Educação Física, e vivencia a rotina de treinamentos como estagiário, onde tem a oportunidade de trocar experiências. "É um projeto que só tem a crescer, tendo vista a responsabilidade das pessoas que conduzem ele. No meu caso, recebi uma oportunidade ímpar, que me prepara para a profissão", completa.

História
Bagé conta com grandes nomes do basquete, como é o caso de Paulo Thompson Flores. O atual vice-presidente do BBC, e um dos idealizadores do projeto, já vestiu a camisa da seleção brasileira máster de basquete por diversas oportunidades. A troca de experiências, no entanto, não fica restrita à sua figura.

Há dois anos a cidade vem recebendo o "Circuito Europeu de Basquete do Brasil", que já contou com um ex-atleta bicampeão mundial pela Iugoslávia, Mirko Milicevic, e o técnico espanhol Pablo Bernabé Peres, com passagem por diversos clubes daquele país, uma das potências mundiais. O intuito é o aperfeiçoamento específico de questões técnicas e táticas.

Gomes, presidente do BBC, ressalta ainda que, nos anos 80 e 90, a cultura do basquete estava enraizada no município, tendo a Rainha da Fronteira alcançado o título estadual na época. "A ideia agora é de consolidar a iniciativa. Nós estamos buscando a aprovação em uma lei de incentivo ao esporte, do Governo Federal. Se houver êxito, será possível realizar transformações não só na região, mas em toda a metade sul do Estado", adianta.

Galeria de Imagens
PLANTÃO 24 HORAS

(53) 9931-9914

jornal@minuano.urcamp.edu.br
SETOR COMERCIAL

(53) 3242.7693

jornal@minuano.urcamp.edu.br
CENTRAL DO ASSINANTE

(53) 3241.6377

jornal@minuano.urcamp.edu.br