ANO: 25 | Nº: 6331
20/11/2018 Cidade

Formatura assinala Dia da Bandeira Nacional

Foto: Divulgação

O Dia da Bandeira Nacional foi comemorado, ontem, em Bagé, com uma formatura da 3ª Brigada de Cavalaria Mecanizada (3ª Bda C Mec). A atividade realizada no fim da manhã, no 3º Batalhão Logístico (3º B Log), reuniu militares de toda a guarnição, oficiais da reserva e convidados, incluindo o coronel Marcelo Carvalho Ribeiro, chefe da assessoria do gabinete do comandante do Exército Brasileiro.

Na ocasião, Ribeiro destacou o evento como uma cerimônia simples mas que sintetiza um grupo de sentimentos que todos nós temos pelo nosso país". "Neste momento, em que nossa Pátria fez uma das escolhas importantes, e vai continuar fazendo, a nossa democracia é assim. É um momento de unidade, para que nossos jovens, nossos filhos, aqueles que nos sucedem, recebam um País cada vez melhor", declarou.

Na oportunidade, quando foram entregues bandeiras a representantes de escolas locais, o coronel também salientou a importância dos professores para a formação dos jovens brasileiros. "Vocês merecem toda a nossa admiração e respeito por todo o trabalho que vocês fazem. Vocês são os verdadeiros construtores da nossa nação", destacou.

Foram contempladas, com bandeiras, as escolas estaduais Julinha Taborda e Professor Waldemar Amoretty Machado, as municipais Emílio Luiz Mallet e Fundação Bidart, o Colégio Presidente Emílio Garrastazu Médici (Fundação Bradesco) e a Associação Bajeense de Motociclitas (ABM).

Por fim, o coronel Taylor de Carvalho Neto, chefe de Estado Maior da 3ª Bda C Mec, agradeceu aos presentes no evento e pediu para que Ribeiro levasse ao general Villas Boas a impressão que teve da unidade. "Pode dizer a ele que a nossa brigada, a brigada potente, está sempre pronta, guardando a fronteira deste Rio Grande do Sul, fronteira junto ao nosso país-irmão, Uruguai, sempre prontos pela defesa da pátria e manutenção da lei e da ordem", disse.

O símbolo

Criada no ano de 1889, a data presta homenagem ao símbolo máximo da Pátria. A Bandeira Nacional foi instituída quatro dias após a Proclamação da República, projetada por Raimundo Teixeira Mendes e Miguel Lemos. Com desenho de Décio Vilares, foi inspirada na bandeira do Império, desenhada pelo pintor francês Jean Baptiste Debret.

Embora historiadores defendam que as cores inicialmente fizessem referências ao período imperialista, conforme a concepção popular, elas são vistas, hoje, como homenagens às riquezas naturais do País. O verde simboliza a exuberância das florestas; o amarelo, por sua vez, representa o ouro encontrado no subsolo. Já o azul seria uma referência aos rios que permeiam o território brasileiro e ao mar que banha a costa.

Mais imagens

Deixe seu comentário abaixo

Mais notícias da edição

Outras edições

Carregando...