MENU

Identifique-se!

Se já é assinante informe seus dados de acesso abaixo para usufruir de seu plano de assinatura. Utilize o link "Lembrar Senha" caso tenha esquecido sua senha de acesso. Lembrar sua senha
Área do Assinante | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler

Ainda não assina o
Minuano On-line?

Diversos planos que se encaixam nas suas necessidades e possibilidades.
Clique abaixo, conheça nossos planos e aproveite as vantagens de ler o Minuano em qualquer lugar que você esteja, na cidade, no campo, na praia ou no exterior.
CONHEÇA OS PLANOS

Cidade

Curso de Enfermagem realiza treinamento de situações de urgência e emergência

Publicada em 21/11/2018
Curso de Enfermagem realiza treinamento de situações de urgência e emergência | Cidade | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler
Atividade teve até parto simulado após acidente

Os alunos do 6º semestre do curso de Enfermagem da Urcamp, dentro da disciplina de Processos Educativos I, participaram, esta semana, de um treinamento que envolveu situações de urgência e emergência. A atividade, que uniu teoria e prática, aconteceu dentro das dependências da instituição de Ensino Superior, em Bagé.

Um acidente de carro com direito à vítima com fratura exposta, motorista desacordado, debruçado ao volante, uma criança ferida e uma gestante. Como atender a todos de forma organizada, sem perder o controle da situação, com o objetivo único de zelar pela vida, acima de tudo? Estas foram algumas situações montadas. A atividade contou com a participação de figurantes, que se colocaram da maneira mais real possível, na condição de um acidentado.
Os acadêmicos realizavam uma aula teórica quando foram surpreendidos com a notícia de que teriam que atender ao sinistro. Quando saíram até o estacionamento interno da Urcamp, se depararam com a cena. "No primeiro bimestre, eles aprenderam a questão didática sobre ensinamentos, depois da teoria é feita uma proposta onde cada grupo realiza uma técnica pedagógica na prática, que consiga passar o conhecimento através de uma vivência real. Desta vez, estamos vivenciando uma grande situação de urgência e emergência", explica a professora Sheila Tavares, responsável pela disciplina. A docente acrescenta que a intenção é direcionar os acadêmicos a um tema que eles possam trabalhar na comunidade.

Os acidentados foram devidamente atendidos e receberam os primeiros socorros já no local. A grávida teve um parto improvisado e todos foram encaminhados, de ambulância, até uma unidade de emergência, tudo como se fosse autêntico e verdadeiro.

A aluna Rafaela Maia conta que o treinamento complementou o que aprendeu em sala de aula. "Contribuiu muito, porque foi a primeira vez que tivemos que atuar sob pressão. Nos ajudou bastante, porque precisamos estar capacitados, caso aconteça de verdade", reconhece.

Já Caroline Bruzza afirma ter ficado sensibilizada pelo ineditismo da ação. "Achei bem diferente, pois vivenciamos situações novas e tudo ao mesmo tempo. Com certeza, essa atividade vai despertar um olhar maior da nossa parte para essa área da Enfermagem, que é a de urgência e emergência", comenta.

A coordenadora do curso de Enfermagem, professora Carmem Vaz, diz que as atividades práticas reforçam a qualidade da graduação. "Fazer o elo da teoria com a prática de uma maneira mais real possível é importantíssimo. Além do trabalho com pessoas, que são diferentes dos bonecos que trabalhamos nos laboratórios. Isso é inovação, qualifica ainda mais o aprendizado dos nossos alunos", reforça.

Galeria de Imagens
Leia também em Cidade
PLANTÃO 24 HORAS

(53) 9931-9914

jornal@minuano.urcamp.edu.br
SETOR COMERCIAL

(53) 3242.7693

jornal@minuano.urcamp.edu.br
CENTRAL DO ASSINANTE

(53) 3241.6377

jornal@minuano.urcamp.edu.br