MENU

Identifique-se!

Se já é assinante informe seus dados de acesso abaixo para usufruir de seu plano de assinatura. Utilize o link "Lembrar Senha" caso tenha esquecido sua senha de acesso. Lembrar sua senha
Área do Assinante | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler

Ainda não assina o
Minuano On-line?

Diversos planos que se encaixam nas suas necessidades e possibilidades.
Clique abaixo, conheça nossos planos e aproveite as vantagens de ler o Minuano em qualquer lugar que você esteja, na cidade, no campo, na praia ou no exterior.
CONHEÇA OS PLANOS

Segurança

Seminário aborda alinhamento internacional no combate aos feminicídios

Publicada em 21/11/2018

A Secretaria da Segurança Pública realizou, na segunda-feira passada, um seminário sobre o Protocolo Latino-Americano de Investigação das Mortes Violentas de Mulheres por Razões de Gênero. O evento contou com palestras sobre as práticas adotadas pela Polícia Civil, Brigada Militar, Instituto-Geral de Perícias (IGP) e Susepe.

O Rio Grande do Sul aderiu ao protocolo em setembro de 2018 e foi o terceiro no país a realizar essa união de esforços. Elaborado pelo Alto Comissariado de Direitos Humanos da ONU e pela ONU Mulheres, o protocolo reúne esforços para que as investigações e processos penais integrem fatores individuais, institucionais e estruturais como elementos para entender o crime e, em seguida, responder adequadamente às mortes violentas de mulheres por questões de gênero.

A diretora adjunta do Departamento de Planejamento e Integração, delegada Silvia Regina Coccaro, enfatizou a importância do seminário para alinhar as práticas adotadas pela Segurança Pública no enfrentamento à violência contra a mulher. "Buscamos, aqui, mudar a realidade, colocar na prática os valores alinhados internacionalmente para diminuir esse problema mundial, que é o feminicídio", conclui.

Durante a manhã, a delegada Tatiana Barreira Bastos apresentou a conceituação de femicídio e feminicídio e a tipificação legal do crime e apresentou o trabalho da Delegacia Especializada de Atendimento a Mulher (Deam) de Porto Alegre. A capitã Clarissa Heck apresentou a atuação da Patrulha Maria da Penha na fiscalização de medidas protetivas de urgência, emitidas pelo Poder Judiciário e a identificação de possíveis agressores.

Pela tarde, a técnica superior penitenciária e assistente social da Susepe, Rosane Lazzarotto Garcez, abordou a responsabilização e ressignificação das situações de violência. A perita médica-legista do IGP, Angelita Maria Ferreira Machado Rios, falou sobre os diferentes aspectos da violência contra a mulher, explicando as diferenças entre violência íntima, familiar, urbana e sexual. A perita também tratou sobre as necropsias realizadas na capital, as características demográficas das vítimas e sazonalidade da violência.

Leia também em Segurança
PLANTÃO 24 HORAS

(53) 9931-9914

jornal@minuano.urcamp.edu.br
SETOR COMERCIAL

(53) 3242.7693

jornal@minuano.urcamp.edu.br
CENTRAL DO ASSINANTE

(53) 3241.6377

jornal@minuano.urcamp.edu.br