MENU

Identifique-se!

Se já é assinante informe seus dados de acesso abaixo para usufruir de seu plano de assinatura. Utilize o link "Lembrar Senha" caso tenha esquecido sua senha de acesso. Lembrar sua senha
Área do Assinante | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler

Ainda não assina o
Minuano On-line?

Diversos planos que se encaixam nas suas necessidades e possibilidades.
Clique abaixo, conheça nossos planos e aproveite as vantagens de ler o Minuano em qualquer lugar que você esteja, na cidade, no campo, na praia ou no exterior.
CONHEÇA OS PLANOS

Cidade

Procon alerta consumidores para que chequem valores anteriores a Black Friday

Publicada em 22/11/2018
Procon alerta consumidores para que chequem valores anteriores a Black Friday | Cidade | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler
Sexta-feira será o dia de maiores descontos

A Black Friday se aproxima e muita gente se prepara para fazer compras físicas e de forma on-line. As promoções da sexta-feira devem movimentar o comércio em Bagé, com descontos de até 70% em lojas de diversos segmentos. Neste ano, empresas optaram por adiantar a campanha e uma grande quantidade de comércios já apresenta as promoções. A campanha internacional surgiu no início da década de 1990, nos Estados Unidos. O Procon de Bagé, porém, alerta que é preciso ter cuidado para não cair em armadilhas.

Segundo o coordenador do órgão, Fábio Laud, a Black Friday é uma oportunidade para que lojistas provem sua capacidade de manter uma relação comercial transparente com os consumidores, oferecendo descontos reais nos produtos anunciados. “É necessário ter cuidado e checar o valor dos produtos antes da campanha”, destaca.

O coordenador ressalta que nenhum comerciante é obrigado a participar da Black Friday, mas os que participarem devem apresentar campanhas claras e precisas mostrando as ofertas. “As pessoas podem utilizar a tecnologia a favor, fotografando os valores de antes e durante a campanha”, salienta. Ele acrescenta que o órgão está atento e que qualquer abuso detectado será prontamente combatido com os instrumentos previstos pela legislação (Código de Defesa do Consumidor).

Laud destaca que, nas compras on-line, o consumidor pode desistir da compra no prazo de sete dias a contar de sua assinatura ou do ato de recebimento do produto ou serviço. O fornecedor deve informar, sempre de maneira clara e ostensiva, os meios adequados e eficazes para o exercício do direito de arrependimento pelo consumidor.

Nas compras diretas e para terceiros, o coordenador alerta que é necessário combinar diretamente com o estabelecimento a possibilidade da troca. “É necessário ficar alerta para que as promoções não sejam apenas para atrair o consumidor”, diz.

Dicas

- Não faça compras por impulso. Analise seu orçamento; reflita se você realmente precisa daquilo; avalie se essa compra não vai desequilibrar suas contas.

- Durante esta semana, pesquise o preço do produto que pretende adquirir, bem como as condições de pagamento disponibilizadas pelos diversos fornecedores. Na sexta-feira (24), confira se o produto faz parte da Black Friday e compare seu preço com os que você coletou.

- Visite estabelecimentos diferentes e compare os preços dos produtos que pretende adquirir.

- Muito cuidado com sites falsos. Eles são praticamente idênticos aos originais. Suspeite de ofertas muito tentadoras. Em caso de dúvida, ligue para o Serviço de Atendimento ao Consumidor (SAC) da empresa e confira se o preço praticado é aquele mesmo.

- Se a compra for on-line o site deve conter o nome da empresa, endereço físico e demais informações necessárias para que o fornecedor possa ser localizado e contatado.

- Verifique se o site é seguro: no momento da transação, confira se no canto inferior da tela há um cadeado ou chave. Atualize seu programa antivírus, bem como os programas de monitoramento contra spywares e firewall.

- Forneça apenas os dados solicitados pelo site durante a transação, nada mais.

- Guarde todos os dados da compra, como o nome do site, produtos pedidos, valor pago, forma de pagamento, data de entrega do produto e número de protocolo da compra ou do pedido, se houver.

- Direito de arrependimento:

- Não faça compras ou qualquer operação bancária utilizando computadores de lan houses ou cybercafés. Eles podem conter programas maliciosos que furtam números de cartões de crédito e senhas.

- Não se impressione com aqueles cronômetros enormes em contagem regressiva informando que a promoção está acabando. Isso é apenas uma pressão para que você compre logo, sem pensar muito.

- Em caso de reclamação ou dificuldade, procure o Procon da cidade. O Procon de Bagé funciona das 8 às 14 horas na rua General Osório, 2000 Telefone: (53) 3241-6010.

 

Galeria de Imagens
Leia também em Cidade
PLANTÃO 24 HORAS

(53) 9931-9914

jornal@minuano.urcamp.edu.br
SETOR COMERCIAL

(53) 3242.7693

jornal@minuano.urcamp.edu.br
CENTRAL DO ASSINANTE

(53) 3241.6377

jornal@minuano.urcamp.edu.br