MENU

Identifique-se!

Se já é assinante informe seus dados de acesso abaixo para usufruir de seu plano de assinatura. Utilize o link "Lembrar Senha" caso tenha esquecido sua senha de acesso. Lembrar sua senha
Área do Assinante | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler

Ainda não assina o
Minuano On-line?

Diversos planos que se encaixam nas suas necessidades e possibilidades.
Clique abaixo, conheça nossos planos e aproveite as vantagens de ler o Minuano em qualquer lugar que você esteja, na cidade, no campo, na praia ou no exterior.
CONHEÇA OS PLANOS

Cidade

Bajeenses adotam medidas de economia para enfrentar aumento na conta de luz

Publicada em 23/11/2018
Bajeenses adotam medidas de economia para enfrentar aumento na conta de luz | Cidade | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler
Reajuste tarifário da CEEE passa a vigorar hoje

A partir de hoje, a tarifa cobrada pela Companhia Estadual de Distribuição de Energia Elétrica (CEEE-D) terá aumento médio de 7,35%. O reajuste foi aprovado pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) na semana passada. Para minimizar o impacto no orçamento, os bajeenses adotam medidas para economizar e conseguir manter orçamento em ordem.

O aposentado Adão Marques Gonçalves, 65 anos, comenta que, em sua residência, vivem ele e sua esposa e a conta de luz é relativamente baixa, em torno de R$ 67. Porém, ele economiza o que pode desligando todos os aparelhos da tomada à noite e utilizando os aparelhos eletrônicos de forma comedida. "Se conseguir diminuir o valor será melhor", disse.

A dona de casa Carla Sandim, 37 anos, também tem algumas regras para economizar. Ela salienta que vive com o marido e dois filhos e a conta ultrapassa R$ 120, mesmo que se enquadre na tabela de baixa renda. Carla ressalta que, no inverno, a conta diminui, mas com as temperaturas quentes é necessário usar o ventilador toda a noite. Uma das medidas adotadas pela família é no uso da máquina de lavar. "Tenho um tanquinho e uma centrifuga. Como está quente, somente torço as peças. Além disso, desligamos o chuveiro e os aparelhos domésticos", destaca.

Para o empresário José Carlos Freitas, 64 anos, a conta de luz é um dos serviços que mais pesam no custo da empresa. Ele trabalha no ramo de fotografias e necessita manter os equipamentos ligados durante todo o expediente. "Procuro manter as luzes apagadas, mas, além das internas, temos as taxas de iluminação pública que são muito altas", relata.

O vice-presidente de uma rede de supermercado de Bagé, Lindonor Peruzzo Júnior, salienta que, hoje, o segundo maior custo da empresa é a energia elétrica. Para minimizar os valores, o empresário informa que está investindo em tecnologia de eficiência energética. Ele comenta que foram colocadas cortinas de ar em frente dos freezers e portas de vidro nos balcões frigoríficos que mantêm a temperatura dos equipamentos. "Também estamos contando com a colaboração da equipe para desligar luzes e computadores que não estão em uso", enfatiza.

Percentuais

Incluindo indústrias, os consumidores de alta tensão terão aumento de 5,24%. Já os de baixa tensão terão reajuste médio de 8,32%. No caso das residências, o aumento será de 8,3%. A tarifa de energia é um dos componentes da conta de luz, que tem, ainda, os tributos e a bandeira tarifária. A CEEE Distribuição atende 1,7 milhão de unidades consumidoras, abrangendo os municípios da região da Campanha. O número equivale a cerca de 4,8 milhões de pessoas ou um terço da população gaúcha.

Galeria de Imagens
Leia também em Cidade
PLANTÃO 24 HORAS

(53) 9931-9914

jornal@minuano.urcamp.edu.br
SETOR COMERCIAL

(53) 3242.7693

jornal@minuano.urcamp.edu.br
CENTRAL DO ASSINANTE

(53) 3241.6377

jornal@minuano.urcamp.edu.br