MENU

Identifique-se!

Se já é assinante informe seus dados de acesso abaixo para usufruir de seu plano de assinatura. Utilize o link "Lembrar Senha" caso tenha esquecido sua senha de acesso. Lembrar sua senha
Área do Assinante | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler

Ainda não assina o
Minuano On-line?

Diversos planos que se encaixam nas suas necessidades e possibilidades.
Clique abaixo, conheça nossos planos e aproveite as vantagens de ler o Minuano em qualquer lugar que você esteja, na cidade, no campo, na praia ou no exterior.
CONHEÇA OS PLANOS

Univeso Pet

Como cuidar do seu pet no verão

Publicada em 23/11/2018
Como cuidar do seu pet no verão | Univeso Pet | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler

O verão começa apenas no dia 21 de dezembro, mas já estão sendo registradas altas temperaturas na cidade e na região. Assim como os seres humanos são afetados pelo calor, os pets também precisam de cuidados específicos nessa época do ano. A médica veterinária e professora na UrcamPaula Costa dos Santos ressalta alguns cuidados para manter o bem-estar dos amigos de quatro patas.

 Ambiente

O espaço em que os animais comem, brincam e dormem devem ser arejados e limpos, para evitar que os pets sofram algum mal-estar ou fiquem doentes. Caso os animais fiquem no quintal da casa, o tutor precisa se certificar de que existe um espaço com sombra, para que os animais possam se proteger do sol.

 Hidratação

O tutor também deve estar atento para oferecer sempre água fresca para o consumo do animal. Uma sugestão é espalhar vasilhas pelas casa. Nos dias mais quentes, ainda é recomendado colocar algumas pedras de gelo no recipiente, para manter a temperatura agradável.

Para os gatos, a ingestão de água é especialmente importante. Os felinos podem ingerir mais líquidos com a utilização de fontes, já que, muitas vezes, preferem água corrente. Outra sugestão é oferecer “ração úmida”.

 Passeio

Os passeios com cães devem ser feitos antes das 10h ou depois das 16h, quando o calor está menos intenso. Esse cuidado é importante para evitar, também, queimaduras, já que o contato com o asfalto quente pode lesionar os coxins (“almofadinha” localizada na parte inferior das patas), uma parte sensível do corpo.

Caso o pet demonstre muito cansaço e esteja com a língua constantemente à amostra, é preciso procurar uma sombra e deixar o animal descansar por alguns minutos. Também é necessário levar uma garrafa de água para o passeio, para manter a hidratação do animal.

 Carro

É importante ter atenção aos passeios de carro. O ar condicionado deve permanecer ligado ou os vidros precisam estar abertos para facilitar a circulação do ar.  Além disso, os tutores nunca devem deixar o animal sozinho dentro do automóvel. Mesmo por alguns minutos, como explica Paula, pois o pet pode sofrer hipertermia, com desmaios e até mesmo uma parada cardíaca.

 Tosa

A tosa também deve estar em manutenção durante o verão. Os banhos, nos cães, também são importantes e podem ser uma opção para refrescar o pet e diminuir a temperatura corporal. Também vale lembrar a necessidade do uso do protetor solar.

 Raças

Os cachorros de focinho curto, como aqueles das raças bulldog, pug, boxer e shih-tzu, e os gatos como os persas, precisam de atenção especial. De acordo com  a veterinária, eles sofrem mais com as altas temperaturas em função das suas características anatômicas, que não permitem a troca de ar eficiente com o ambiente.

Galeria de Imagens
PLANTÃO 24 HORAS

(53) 9931-9914

jornal@minuano.urcamp.edu.br
SETOR COMERCIAL

(53) 3242.7693

jornal@minuano.urcamp.edu.br
CENTRAL DO ASSINANTE

(53) 3241.6377

jornal@minuano.urcamp.edu.br