ANO: 25 | Nº: 6308

Viviane Becker

viviminuano@hotmail.com
Colunista social do Jornal Minuano, Viviane Becker é experiente jornalista de geral e conhecida editora do caderno de variedades Ellas.
23/11/2018 Caderno Ellas

Pop Art...e estampas afins

Foto: Reprodução JM

 

Por Janine Pinto

Estilista/colaboradora

 

Lá vamos nós nos antecipando de novo. Este é um vicio recorrente de quem trabalha e pesquisa moda. Para a primavera verão 2019 2020, já ficou claro que haverá uma mistura de influências, que vai do brit pop à arte iconográfica, em uma expressão jovem e criativa. Justaposição e deslocamento são os elementos chave, bem como a exploração das imagens cotidianas. Essa visão capta o Pop Art, o AgitPop e o surrealismo em uma atitude irreverente ligada à vida moderna e multicultural nas grandes metrópoles. A tendência explora elementos como a juventude internacional, música, mensagens e slogans de protesto, bem como a expressão individual, arte, grafite e subversão.

A Pop Art surgiu nos anos 1950, na Inglaterra, e chega ao seu auge uma década depois nos Estados Unidos. É um estilo que procura demonstrar como a cultura popular e capitalista foi massificada e, portanto, assumia essa identidade de cultura pop, se tornando o ponto de passagem entre a arte moderna para a pós-moderna. Suas principais características são suas cores muito vibrantes e até mesmo brilhantes, o contorno das formas, um estilo que é muito usado nos quadrinhos. A moda é arte? Conforme Pierre Bergé, o sócio de Yves Saint Laurent, “moda não é arte, mas precisa de um artista para criá-la”.

Para este verão, “galeria-de-arte” Miuccia Prada teve collab de oito ilustradores para estampar parte da coleção como comics. Rei Kawakubo estampou pinturas de Giuseppe Arcimboldo. Donatella Versace reprisou a imagem da capa da Vogue de Andy Warhol, usada em coleções dos anos 1990, com um fit colado, tipo mulher gato. Sinal que a estampa promete estar em vestidos, calças, camisetas bermudas e biquínis e por aí vai.

No correr da temporada, estaremos sinalizando para as leitoras e leitores, outras possibilidades do verão 2018/2019, sejam em estamparias, modelagens, tecidos e tendências de moda em geral. Aguardem.

Mais imagens

Deixe seu comentário abaixo

Mais notícias do caderno

Outras edições

Carregando...