MENU

Identifique-se!

Se já é assinante informe seus dados de acesso abaixo para usufruir de seu plano de assinatura. Utilize o link "Lembrar Senha" caso tenha esquecido sua senha de acesso. Lembrar sua senha
Área do Assinante | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler

Ainda não assina o
Minuano On-line?

Diversos planos que se encaixam nas suas necessidades e possibilidades.
Clique abaixo, conheça nossos planos e aproveite as vantagens de ler o Minuano em qualquer lugar que você esteja, na cidade, no campo, na praia ou no exterior.
CONHEÇA OS PLANOS

Cidade

ELis & Tom: um tributo a um encontro no dia 1º de dezembro

Publicada em 24/11/2018
ELis & Tom: um tributo a um encontro no dia 1º de dezembro | Cidade | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler
Dupla se apresenta no dia 1º de dezembro

por Vinícius Silva

Elis Regina foi o principal nome do gênero que chamamos de MPB (Música Popular Brasileira), rótulo que, entre outras coisas, é um selo, quase um sinônimo para "música de qualidade feita no Brasil". Talvez por isso, a Pimentinha tenha levado tanto tempo para se aproximar da bossa nova, gênero dominado por artistas de canto suave e minimalista, bem diferentes das características que consagraram Elis. O encontro com Tom Jobim, um dos papas da bossa, marcaria um dos grandes momentos da nossa música. Esse encontro é celebrado em 2018 pela cantora Adriana Deffenti e pelo pianista Leonardo Bittencourt, em show especial dia 1º de dezembro (sábado), às 22h, no Centro Histórico Vila de Santa Thereza. A entrada é franca. O evento tem financiamento do Ministério da Cultura, Fundo Setorial do Audiovisual (FSA) e BRDE.

Comemoração

Quando completou 10 anos de contrato com a Philips, Elis Regina recebeu de presente a oportunidade de gravar um disco com Tom Jobim. A essa altura, Jobim já havia gravado grandes clássicos da bossa nova com João Gilberto e até com Frank Sinatra, considerado um dos maiores artista do século XX. Com arranjos inovadores de César Camargo Mariano, o disco foi gravado em Los Angeles com o melhor equipamento da época. Apesar disso, o disco quase não saiu. Elis passava por um momento delicado, precisando passar para o público um ar de modernidade e, acreditava ela, Tom Jobim não era o artista que a ajudaria nesse feito. Avessa ao estilo contido da bossa, a cantora se sai muito bem interpretando clássicos do gênero, como "Corcovado", "Inútil Paisagem" e "Águas de Março", dueto com Tom Jobim que se tornou o grande sucesso do disco.

Espetáculo

Excelentes cantores já passaram pelo Festival de Cinema da Fronteira, como Marcelo Delacroix, Dany López, Júlia Vargas e Chico Chico. Em 2018, a atração musical é Adriana Deffenti, vencedora duas vezes do Prêmio Açorianos como intérprete de MPB. Acompanhada do pianista Leonardo Bittencourt, apresenta tributo a esse disco que traz o que o Brasil produziu de melhor entre os anos 1960 e 1970. De formação clássica e técnica elaborada, Adriana empresta sua voz a um tributo que mistura elementos das gravações originais com novas ideias no formato voz e piano. A cantora também toca flauta transversal em alguns trechos do espetáculo.

"A vida é a arte do encontro, embora haja tanto desencontro nessa vida". A frase de Vinícius de Moraes representa muito bem a parceria entre Adriana Defentti e Leonardo Bittencourt. Mais do que um tributo a um disco histórico, o público poderá desfrutar de um grande encontro através de outro.

Regionalismo é exaltado em espetáculo

Antes do show principal, às 20h, apresenta-se o grupo Confraria de la Yerba. Projeto que vem da universidade, desenvolve ação pedagógica interdisciplinar. Nascido na Unipampa, a confraria resgata a música regional através de produção autoral, com composições e interpretações executadas com arranjos próprios. O grupo integra tanto alunos quanto membros externos à universidade, proporcionando a socialização entre músicos, além de divulgar a música regional, platina e latino-americana.

SERVIÇO

Show Confraria de La Yerba

Dia 1º/12 – 20h

Centro Histórico Vila de Santa Thereza

Entrada franca

Show Adriana Deffenti e Leonardo Bittencourt

Elis & Tom Tributo

Dia 1º/12 - 22h

Centro Histórico Vila de Santa Thereza

Entrada franca

Galeria de Imagens
Leia também em Cidade
PLANTÃO 24 HORAS

(53) 9931-9914

jornal@minuano.urcamp.edu.br
SETOR COMERCIAL

(53) 3242.7693

jornal@minuano.urcamp.edu.br
CENTRAL DO ASSINANTE

(53) 3241.6377

jornal@minuano.urcamp.edu.br