MENU

Identifique-se!

Se já é assinante informe seus dados de acesso abaixo para usufruir de seu plano de assinatura. Utilize o link "Lembrar Senha" caso tenha esquecido sua senha de acesso. Lembrar sua senha
Área do Assinante | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler

Ainda não assina o
Minuano On-line?

Diversos planos que se encaixam nas suas necessidades e possibilidades.
Clique abaixo, conheça nossos planos e aproveite as vantagens de ler o Minuano em qualquer lugar que você esteja, na cidade, no campo, na praia ou no exterior.
CONHEÇA OS PLANOS

Cidade

Festa Internacional do Churrasco reúne centenas de famílias no Parque do Gaúcho

Publicada em 26/11/2018
Festa Internacional do Churrasco reúne centenas de famílias no Parque do Gaúcho | Cidade | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler
Grupo de mineiros e chineses estavam encantados com a cultura

Um público estimado em mais 20 mil pessoas participou da 15ª Festa Internacional do Churrasco, no final de semana, no Parque do Gaúcho, em Bagé. O evento teve início na sexta-feira e encerrou ontem. A Festa já entrou no livro dos recordes como maior churrasco do mundo em suas primeiras edições.
Durante os três dias foram realizadas provas campeiras e apresentações artísticas e musicais. Uma das novidades desta edição foi a estrutura de lona (Pavilhão de Eventos) montada na parte alta do Parque, onde ficou concentrada a área dos shows e a praça de alimentação.
Na primeira noite, passaram, pelo palco principal, Augusto Camargo e Bruna Scopel e Joca Martins, que animou o público com grandes sucessos. O segundo dia de evento teve as apresentações de Sonido del Alma Gaúcha, Luiz Marenco e o grupo bajeense “Os Quatro Irmãos”. Encerrando as apresentações musicais, no domingo, teve a apresentação do grupo Sandim, de Bagé. A programação também contou com show do Guri de Uruguaiana. O encerramento ficou por conta da dupla César Oliveira e Rogério Melo.

Assado oficial
O ponto alto do evento foi o assado de chão realizado por 10 entidades tradicionalistas. Conforme o coordenador do churrasco, Mirabeau Borba dos Santos, cada entidade ficou responsável por 100 quilos de carne, totalizando uma tonelada. Além disso, foram assados 10 ovinos.
O mineiro Flávio Geraldo de Oliveira e sua esposa, Kênia de Oliveira, ficaram impressionados com o sabor da carne e a forma de fazer o churrasco. Um grupo de trabalhadores chineses, que trabalha na montagem da Usina Pampa Sul, em Candiota, participou do evento. E se para os brasileiros de outros estados, o churrasco de chão é surpreendente, para os estrangeiros é totalmente inusitado. Wamg Hubert, Lee Tsung Ying, Hu Xing Hua e Lin Wei Jun ficaram surpresos e informaram que nunca haviam participado de um evento como esse. Lee, além de ser o tradutor do grupo, confessou que é vegetariano, mas disse que respeita muito a cultura.
Hubert contou que soube da festa e deixou o trabalho para conhecer a cultura.

Avaliação
A secretária municipal de Cultura e Turismo, Anacarla Flores, comemorou o sucesso da festa. “Tivemos uma grande estrutura para receber toda a comunidade que gosta de ouvir música e todas as atrações que proporcionamos durante a festa. Reunimos o tradicional churrasco, artesanato e apresentações com grandes artistas locais e do nosso Estado. Estamos muito felizes com o resultado desse evento, no qual trabalhamos muito para incentivar o tradicionalismo e, certamente, contribuir para o turismo do município”, festeja a titular da pasta, uma das organizadoras da Festa.
Para a secretária, a retomada do evento, após dois anos, agregou vários segmentos, fomentando a memória e a cultura gaúcha. Anacarla informou que o churrasco de búfalo, que estava previsto para o evento, não foi realizado, mas o programa Fogo de Chão da TV Ulbra foi gravado no pavilhão de eventos.
“Foi em grande estilo que trouxemos de volta à programação do município a Festa Internacional do Churrasco. É muito bonito ver as famílias reunidas retornando ao Parque do Gaúcho para almoçar um churrasco de primeira. Fiquei mais feliz ainda pelos três ótimos dias que tivemos, o que colaborou ainda mais para atrair o público”, ressalta prefeito, Divaldo Lara.

Acampamentos
Além do churrasco oficial, o Parque do Gaúcho reuniu centenas de famílias em volta do fogo. Durante o final de semana, era possível encontrar diferentes tipos de churrasqueiras, onde cada acampamento era encarregado do seu assado, seja com lenha, carvão, churrasqueira de pedras ou até mesmo as portáteis.
O PTG Rincão dos Xucros, além de participar do assado oficial, montou acampamento na sexta-feira e mais de 100 pessoas passaram pelo Parque. Na avaliação da patroa, Marília Nogueira, o evento foi muito bem organizado. Segundo ela, houve um momento em que teve problema na iluminação, mas em seguida foi resolvido.
A comerciante Rosa Gonçalves estava com um espaço na festa. Em seu acampamento, um grupo de amigos músicos se reuniu para realizar um tertúlia livre. O trovador Macedinho foi uma das atrações.

Premiação
Dentro do evento principal, foi organizado o concurso Melhor Churrasco Campeiro do Brasil, que avaliou aspecto, sabor e maciez de carne. Os três jurados escolhidos pela comissão foram Miguel Braga Abbot, Cleomar Franco e Jorge Alves. Conforme o organizador, todos os participantes receberam três peças de costela pesando cinco quilos cada e apresentaram o melhor corte. Os competidores entregaram a carne a partir das 12h. Os vencedores foram Antônio Carlos (CTG Prenda Minha), em primeiro lugar; João Lima (Gaspar Silveira Martins), em segundo; e Tupiraçã (Campeiros do Pago), em terceiro.

Galeria de Imagens
Leia também em Cidade
PLANTÃO 24 HORAS

(53) 9931-9914

jornal@minuano.urcamp.edu.br
SETOR COMERCIAL

(53) 3242.7693

jornal@minuano.urcamp.edu.br
CENTRAL DO ASSINANTE

(53) 3241.6377

jornal@minuano.urcamp.edu.br