MENU

Identifique-se!

Se já é assinante informe seus dados de acesso abaixo para usufruir de seu plano de assinatura. Utilize o link "Lembrar Senha" caso tenha esquecido sua senha de acesso. Lembrar sua senha
Área do Assinante | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler

Ainda não assina o
Minuano On-line?

Diversos planos que se encaixam nas suas necessidades e possibilidades.
Clique abaixo, conheça nossos planos e aproveite as vantagens de ler o Minuano em qualquer lugar que você esteja, na cidade, no campo, na praia ou no exterior.
CONHEÇA OS PLANOS

Cidade

Escolas estaduais realizam eleição para diretoria

Publicada em 28/11/2018
Escolas estaduais realizam eleição para diretoria | Cidade | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler
Alunos, pais, professores e servidores estavam aptos a votar

A 13ª Coordenadoria Regional de Educação (13ª CRE), que abrange 60 escolas nos municípios de Aceguá, Bagé, Caçapava do Sul, Candiota, Dom Pedrito, Hulha Negra e Lavras do Sul, coordenou, ontem, a eleição de novos diretores e vice-diretores das escolas estaduais. O pleito ocorre a cada três anos e o candidato pode ter uma recondução ao cargo. O processo eleitoral teve início no final de agosto, com a publicação do edital.
De acordo com o coordenador regional de Educação, José Carlos Nobre, que também integra a comissão eleitoral da CRE, participaram do certame professores e servidores de escolas que possuam curso superior na área de Educação e que atendam às demais condições estabelecidas na lei nº 10.576/1995 e no decreto 49.502/2012 que regem a matéria.
Segundo ele, das 60 escolas de abrangência da Coordenadoria, 50 apresentaram candidatos. A maioria foi de chapa única. Em Bagé, a Escola Estadual de Ensino Médio Carlos Antônio Kluwe e a Escola Estadual de Ensino Fundamental Julinha da Costa Taborda contaram com dois candidatos. A Escola Estadual de Educação Básica Justino da Costa Quintana não teve candidatos. Nobre explica que, neste caso, será realizada a indicação, baseada no artigo 38 da lei 10576/95, que prevê a condução ao cargo do candidato efetivo com mais titulação.
Nobre salienta que o colégio eleitoral é formado por alunos que estejam regularmente matriculados, a partir do 5º ano ou maiores de 12 anos, pais ou responsáveis legais dos alunos menores de 18 anos, professores e os demais servidores, efetivos ou contratados temporariamente, em exercício no estabelecimento de ensino, no dia da votação. Atualmente, o Estado conta com 63.320 professores e 17.883 servidores, em 2.539 escolas.
Conforme o coordenador, todo o processo eleitoral foi realizado no âmbito da escola, que organizou o pleito, a partir da orientação da Secretaria da Educação. Durante o certame, foram realizadas assembleias e debates. "A apuração é realizada na própria instituição que irá encaminhar a documentação para a coordenadoria para conferência de documentação e homologação das chapas eleitas", comenta.
A divulgação do resultado será realizada após a análise da documentação, confirmando se o candidato realizou o curso de qualificação obrigatório para os gestores. Os novos diretores e vice-diretores tomarão posse até o final deste ano.

Galeria de Imagens
Leia também em Cidade
PLANTÃO 24 HORAS

(53) 9931-9914

jornal@minuano.urcamp.edu.br
SETOR COMERCIAL

(53) 3242.7693

jornal@minuano.urcamp.edu.br
CENTRAL DO ASSINANTE

(53) 3241.6377

jornal@minuano.urcamp.edu.br