MENU

Identifique-se!

Se já é assinante informe seus dados de acesso abaixo para usufruir de seu plano de assinatura. Utilize o link "Lembrar Senha" caso tenha esquecido sua senha de acesso. Lembrar sua senha
Área do Assinante | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler

Ainda não assina o
Minuano On-line?

Diversos planos que se encaixam nas suas necessidades e possibilidades.
Clique abaixo, conheça nossos planos e aproveite as vantagens de ler o Minuano em qualquer lugar que você esteja, na cidade, no campo, na praia ou no exterior.
CONHEÇA OS PLANOS

Cidade

Ministério das Cidades aprova prorrogação da obra da Estação de Bombeamento de Esgoto

Publicada em 28/11/2018
Ministério das Cidades aprova prorrogação da obra da Estação de Bombeamento de Esgoto | Cidade | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler
Limite para entrega da estrutura, pronta, encerraria no próximo mês

Em reunião na segunda-feira, no Ministério das Cidades, em Brasília, o diretor geral do Departamento de Água, Arroios e Esgoto de Bagé (Daeb), Volmir Silveira, garantiu a prorrogação do prazo para a conclusão da Estação de Bombeamento de Esgoto. A informação foi formalizada, ontem, pela assessoria de comunicação da autarquia.
A obra, iniciada em 2007 e parada há mais de três anos, estava ameaçada, pois o limite para a sua entrega era no próximo mês. A Estação de Bombeamento faz parte do novo sistema de coleta e tratamento de esgoto da cidade. Se o prazo não fosse renovado, o governo municipal teria que devolver todo o recurso do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC). Além disso, o Daeb teria que restituir o valor recebido da Agência Nacional de Águas (ANA) para as obras de esgotamento sanitário dos bairros Alcides Almeida, Mingote Paiva e São José, que dependem da Estação de Bombeamento para ter funcionalidade.
"Era uma verba pública que estava praticamente perdida e a gente conseguiu resgatar isso. É mais uma grande vitória, que permite que se conclua este grande sistema de saneamento no primeiro semestre de 2019", ressalta Silveira.
A reunião em Brasília foi coordenada pelo gerente de Projeto da Secretaria Nacional de Saneamento Ambiental, Gilson Pires da Silva, e pela diretora de Repasses a Projetos de Saneamento da mesma secretaria, Michelli Miwa Takahara. Também estava presente o vereador Graciano Aristimunha Pereira. Na ocasião, foi entregue um banner com todas as obras de esgoto em andamento realizadas com recursos federais em Bagé.
A obra de Estação de Bombeamento de Esgoto, localizada ao lado do Cemitério da Santa Casa, foi retomada em outubro. A iniciativa faz parte do projeto de saneamento que irá fazer com que Bagé alcance 80% de esgoto coletado e 59% de tratado, índices superiores às médias nacionais. A Estação de Bombeamento vai levar o esgoto coletado em diversos bairros para a Estação de Tratamento Central, que já está concluída. Outra obra deste projeto, que também está em andamento, é a construção das travessias aéreas nos arroios, que tem entrega prevista para dezembro deste ano.
O valor da Estação de Bombeamento de Esgoto é de R$ 3.557.254,39. A previsão de término é abril de 2019 e a empresa responsável é a Yergata Montagens e Obras Ldta.

Galeria de Imagens
Leia também em Cidade
PLANTÃO 24 HORAS

(53) 9931-9914

jornal@minuano.urcamp.edu.br
SETOR COMERCIAL

(53) 3242.7693

jornal@minuano.urcamp.edu.br
CENTRAL DO ASSINANTE

(53) 3241.6377

jornal@minuano.urcamp.edu.br