MENU

Identifique-se!

Se já é assinante informe seus dados de acesso abaixo para usufruir de seu plano de assinatura. Utilize o link "Lembrar Senha" caso tenha esquecido sua senha de acesso. Lembrar sua senha
Área do Assinante | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler

Ainda não assina o
Minuano On-line?

Diversos planos que se encaixam nas suas necessidades e possibilidades.
Clique abaixo, conheça nossos planos e aproveite as vantagens de ler o Minuano em qualquer lugar que você esteja, na cidade, no campo, na praia ou no exterior.
CONHEÇA OS PLANOS

Cidade

Acordo deve garantir atendimento de pacientes que necessitam de radioterapia

Publicada em 29/11/2018
Acordo deve garantir atendimento de pacientes que necessitam de radioterapia | Cidade | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler
Encontro contou com presença de autoridades

Após a ação coletiva ajuizada pela Defensoria Pública Federal contra o Estado e a União, os 67 pacientes que estavam na fila de espera para o início do tratamento de radioterapia serão encaminhados para Porto Alegre. Conforme publicação do MINUANO na semana passada, alguns estavam com a solicitação do tratamento há cerca de 130 dias, sendo o prazo máximo permitido pela lei de 60 dias. A 7ª Coordenadoria Regional de Saúde (7ª CRS) conseguiu, de forma emergencial, 40 vagas para garantir o tratamento.

Na terça-feira, o tema foi tratado pelo defensor público da União e autor da ação coletiva, Guilherme Francisco Paul, pelo secretário de Saúde e Atenção à Pessoa com Deficiência, Mário Mena Kalil, pelo secretário de Assistência Social, Habitação e Direitos do Idoso (Smasi), Carlos Adriano Carneiro (Esquerda), além do titular da 7ª CRS, Daltro Paiva, o clínico geral Dionísio Becker e o promotor de Justiça Marcos Ferraz Saralegui.

Paul salienta que o Centro de Referência para o Tratamento Fora do Município (TFD) da 7ª CRS continua sendo Pelotas e Rio Grande, mas, como medida paliativa e de urgência, os pacientes serão encaminhados para a capital do Estado. Segundo ele, os pacientes terão, à disposição, a casa de passagem mantida pelo governo municipal em Porto Alegre. "A intenção é que passem a semana na capital", disse.

Além da solicitação do encaminhamento das pessoas que estavam na fila, o defensor aguarda a lista de espera dos pacientes de Pelotas e Rio Grande e reforça a importância dos municípios em cobrarem do governo federal e do Estado, assim como celeridade para a instalação da radioterapia na Rainha da Fronteira.

Definição

Conforme Paiva, houve um contato entre a 7ª Coordenadoria e a Secretaria de Saúde de Porto Alegre, em caráter emergencial. "Conseguimos 40 vagas para a radioterapia. Bagé possui casa de hospedagem na capital e isso auxilia muito, pois quando se trata de câncer, tudo é prioridade", ressalta.
Para Kalil, a reunião foi importante para que o paciente que sai de Bagé tenha onde fazer o tratamento, mas também onde ficar. "Recebemos a confirmação pelo Estado, a partir do Daltro, e obtivemos 40 vagas, que reduz a fila de 67 pessoas, atualmente. A secretaria, por meio do Gerenciamento de Consultas (Gercon), tem a responsabilidade de entrar em contato com Porto Alegre para cadastrar esses pacientes e saber em qual unidade eles farão a radioterapia", explica.
Conforme o titular da Saúde, a atual situação só se resolveu pelo fato de existir a casa de hospedagem. "Da lista de espera, 28 pacientes são de Bagé, os demais são da região. Realizamos indicadores de transparência para que as pessoas saibam que foram selecionadas do jeito correto, legal", destaca.
Kalil salienta que serão propostas, a esses pacientes, duas opções de transporte. "Pela dificuldade de deslocamento, que são em torno de 800 quilômetros, ida e volta, vamos liberar um micro-ônibus que está chegando esta semana para a secretaria, com 27 lugares e acessibilidade para cadeirantes, e mais vagas, se necessário, em outros veículos, para que os pacientes vão na segunda-feira de madrugada e voltem na sexta-feira. Aqueles que quiserem permanecer na casa de hospedagem podem ficar e os que possuem familiares e desejarem ficar hospedados na residência de parentes também podem", comenta.
Essa é uma tentativa de suprir essa necessidade que é crítica, elucida Kalil. "Não é uma situação causada por nós, e sim por serviços que não estão sendo cumpridos com sua obrigatoriedade. Por exemplo, Pelotas hoje não possui um paciente de Bagé fazendo radioterapia e a nossa referência é este município, porém neste momento temos que solucionar este problema, assim como precisamos evitar essa situação que não pode ocorrer. Sabemos do sofrimento das pessoas, mas dependemos, agora, dos meios legais de todo o processo de encaminhamento", conclui.
Segundo o promotor de Justiça, o encontro para a regulação das novas vagas foi produtivo, onde já ficaram definidos os 40 pacientes. O secretário Esquerda Carneiro salienta que existem 32 cômodos no imóvel da capital para abrigar os pacientes que desejarem.

Galeria de Imagens
Leia também em Cidade
PLANTÃO 24 HORAS

(53) 9931-9914

jornal@minuano.urcamp.edu.br
SETOR COMERCIAL

(53) 3242.7693

jornal@minuano.urcamp.edu.br
CENTRAL DO ASSINANTE

(53) 3241.6377

jornal@minuano.urcamp.edu.br