MENU

Identifique-se!

Se já é assinante informe seus dados de acesso abaixo para usufruir de seu plano de assinatura. Utilize o link "Lembrar Senha" caso tenha esquecido sua senha de acesso. Lembrar sua senha
Área do Assinante | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler

Ainda não assina o
Minuano On-line?

Diversos planos que se encaixam nas suas necessidades e possibilidades.
Clique abaixo, conheça nossos planos e aproveite as vantagens de ler o Minuano em qualquer lugar que você esteja, na cidade, no campo, na praia ou no exterior.
CONHEÇA OS PLANOS

Cidade

Jocelyne Perard, presidente da Chair Unesco "Culture et Traditions du vin", participa de atividades na região

Publicada em 29/11/2018
Jocelyne Perard, presidente da Chair Unesco
Pesquisadores Tonietto e Jocelyne tem parceria de mais de 20 anos

Um dos grandes nomes da pesquisa em vitivinicultura, Jocelyne Perard, presidente da Cátedra da Unesco Cultura e Tradições do Vinho (Chair Unesco "Culture et Traditions du vin"), climatologista, geóloga e professora da Universidade de Dijon, Bourgogne-França, participou, ontem, de um encontro com a Associação de Produtores de Vinhos da Campanha. A presidente veio para a região para consolidar a adesão da Universidade Federal do Pampa (Unipampa) campus de Dom Pedrito, através do curso Enologia, à rede da Cátedra, que reúne mais de 65 universidades no mundo.

A pesquisadora lembrou que já havia visitado a região, em 2012, quando conheceu vinícolas dos Campos de Cima da Serra e também a Guatambú, Almadén, Miolo e Peruzzo. "Desde a primeira visita já era visível a potencialidade e a organização da região, e é visível e positiva a evolução", disse. Para Jocelyne, um dos pontos que chama a atenção na Campanha é a participação efetiva das mulheres na produção e também o investimento na formação de jovens na vitivinicultura.

A presidente e fundadora da Cátedra da Unesco, Jocelyne Perard, exaltou a paisagem que compõe os vinhedos da Campanha, que definiu como um patrimônio. Além disso, convidou a Associação de Produtores de Vinhos da Campanha para participar da rede de cooperação.

Conforme a presidente da Associação de Produtores de Vinhos da Campanha, Clori Peruzzo, foram debatidos, durante o encontro, alguns temas sobre sustentabilidade da plantação e o uso de defensivos agrícolas que estão prejudicando os vinhedos. Para ela, foi uma alegria receber uma pessoa com o nível de conhecimento de Jocelyne. Ela salientou que irá levar a proposta de adesão à Cátedra para a reunião da diretoria na próxima semana.

A pesquisadora veio a Bagé acompanhada pelos pesquisadores da Embrapa Uva e Vinho de Bento Gonçalves, Celito Crivellaro Guerra e Jorge Tonietto. O órgão participa da Cátedra há 20 anos. O encontro foi realizado no Obino Hotel e contou, também, com os produtores Giovane Perez, Mônica Zara Mércio, Gabriela Potter e Eveline Previtali.

História

A Cátedra da Unesco Cultura e Tradições do Vinho foi instituída em 2007, na Universidade da Borgonha, e é a única no mundo a tratar dos problemas relacionados à cultura da uva e ao vinho de forma multidisciplinar e internacional, como objetos culturais por excelência. Desde o seu início, conta com a participação da Embrapa Uva e Vinho nos seus diferentes programas, que têm como mote difundir todos os saberes vitivinícolas através do mundo.

A atuação da Cátedra ocorre através de conferências mensais para difundir os resultados das pesquisas recentes para o grande público, da edição de publicações relacionadas ao tema, da realização de exposições e da promoção dos "Les Rencontres du Clos-Vougeot", que é um colóquio internacional realizado anualmente na França, em colaboração com instituições universitárias, profissionais de pesquisa e do setor privado mundial.

A Cátedra é constituída por uma rede internacional de parceiros (estabelecimentos de ensino superior e de pesquisa, instituições públicas e privadas), que propõem um projeto comum para a difusão da educação, da pesquisa, da cultura e salvaguarda do patrimônio vitivinícola mundial.

Galeria de Imagens
Leia também em Cidade
PLANTÃO 24 HORAS

(53) 9931-9914

jornal@minuano.urcamp.edu.br
SETOR COMERCIAL

(53) 3242.7693

jornal@minuano.urcamp.edu.br
CENTRAL DO ASSINANTE

(53) 3241.6377

jornal@minuano.urcamp.edu.br