ANO: 25 | Nº: 6353
29/11/2018 Cidade

Pampa Sul deve inaugurar no primeiro semestre de 2019

Foto: Fábio Campos / Especial JM

Após quatro anos do leilão que viabilizou a construção da UTE Pampa Sul (Miroel Wolowski) em Candiota, data assinalada em 28 de novembro, a obra da usina está na fase final, com atividades de montagem eletromecânica, obras civis e testes dos equipamentos e sistemas ocorrendo paralelamente.

O gerente socioambiental do empreendimento, Hugo Roger Stamm, destaca que o avanço da construção civil já atinge mais de 90%, sendo que todas as principais estruturas já foram iniciadas e várias já estão concluídas. Na montagem eletromecânica, o percentual de conclusão é de mais de 84%, com atividades sendo realizadas nas áreas da caldeira, de tratamento de água, de fornecimento de água, da casa da turbina, do sistema de óleo combustível, do manuseio de carvão, cinzas e calcário e dos precipitadores eletrostáticos. Dentre as atividades de conclusão do comissionamento, destaca-se o início da operação da caldeira auxiliar, no final de outubro. Somadas as atividades de comissionamento já realizadas, o percentual de conclusão é de, aproximadamente, 30%.

Stamm destaca, ainda, que outra importante atividade concluída recentemente é a de soldagem, isolamento e içamento do duto da chaminé, fazendo com que a estrutura atinja sua altura máxima de 195 metros. Outro marco foi o início da operação da sala de comando da usina, que já conta com operadores trabalhando 24 horas por dia.

Também já estão completamente concluídos e testados os equipamentos da tomada d’água junto à barragem. Estes aparelhos fornecerão a água necessária para a operação da usina. Já estão concluídas a linha de transmissão de 20,4 quilômetros (km) e a correia transportadora de carvão de 4 km. O gerente adianta que a expectativa é que a Pampa Sul esteja pronta, testada e gerando energia no primeiro semestre de 2019.

"Uma avaliação geral sobre o andamento da obra pode considerar que, apesar dos volumes de chuva acima do esperado desde 2015, as obras ocorrem conforme o previsto, enfrentando dificuldades habituais existentes em toda obra de grande porte, como é a da UTE Pampa Sul (Miroel Wolowski), mas que com trabalho e dedicação dos envolvidos chegará ao seu fim com a qualidade desejada e apta para gerar a energia elétrica vendida no leilão de 2014", menciona Stamm.

A estimativa é que o investimento na UTE Pampa Sul (Miroel Wolowski) seja de aproximadamente R$ 2,5 bilhões, sendo que a obra, durante o seu pico, chegou a gerar cerca de quatro mil empregos diretos.

"Além de toda movimentação gerada pela obra, a UTE Pampa Sul (Miroel Wolowski) também atuou constantemente com as comunidades das áreas de influência direta e indireta do empreendimento. Muitas atividades e ações também foram desenvolvidas na área socioeconômica, sempre objetivando a realização de um processo de implantação atento às demandas das comunidades do entorno da obra", completa.

Mais imagens

Deixe seu comentário abaixo

Mais notícias da edição

Outras edições

Carregando...