MENU

Identifique-se!

Se já é assinante informe seus dados de acesso abaixo para usufruir de seu plano de assinatura. Utilize o link "Lembrar Senha" caso tenha esquecido sua senha de acesso. Lembrar sua senha
Área do Assinante | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler

Ainda não assina o
Minuano On-line?

Diversos planos que se encaixam nas suas necessidades e possibilidades.
Clique abaixo, conheça nossos planos e aproveite as vantagens de ler o Minuano em qualquer lugar que você esteja, na cidade, no campo, na praia ou no exterior.
CONHEÇA OS PLANOS

Cidade

Pampa Sul deve inaugurar no primeiro semestre de 2019

Publicada em 29/11/2018
Pampa Sul deve inaugurar no primeiro semestre de 2019 | Cidade | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler

Após quatro anos do leilão que viabilizou a construção da UTE Pampa Sul (Miroel Wolowski) em Candiota, data assinalada em 28 de novembro, a obra da usina está na fase final, com atividades de montagem eletromecânica, obras civis e testes dos equipamentos e sistemas ocorrendo paralelamente.

O gerente socioambiental do empreendimento, Hugo Roger Stamm, destaca que o avanço da construção civil já atinge mais de 90%, sendo que todas as principais estruturas já foram iniciadas e várias já estão concluídas. Na montagem eletromecânica, o percentual de conclusão é de mais de 84%, com atividades sendo realizadas nas áreas da caldeira, de tratamento de água, de fornecimento de água, da casa da turbina, do sistema de óleo combustível, do manuseio de carvão, cinzas e calcário e dos precipitadores eletrostáticos. Dentre as atividades de conclusão do comissionamento, destaca-se o início da operação da caldeira auxiliar, no final de outubro. Somadas as atividades de comissionamento já realizadas, o percentual de conclusão é de, aproximadamente, 30%.

Stamm destaca, ainda, que outra importante atividade concluída recentemente é a de soldagem, isolamento e içamento do duto da chaminé, fazendo com que a estrutura atinja sua altura máxima de 195 metros. Outro marco foi o início da operação da sala de comando da usina, que já conta com operadores trabalhando 24 horas por dia.

Também já estão completamente concluídos e testados os equipamentos da tomada d’água junto à barragem. Estes aparelhos fornecerão a água necessária para a operação da usina. Já estão concluídas a linha de transmissão de 20,4 quilômetros (km) e a correia transportadora de carvão de 4 km. O gerente adianta que a expectativa é que a Pampa Sul esteja pronta, testada e gerando energia no primeiro semestre de 2019.

"Uma avaliação geral sobre o andamento da obra pode considerar que, apesar dos volumes de chuva acima do esperado desde 2015, as obras ocorrem conforme o previsto, enfrentando dificuldades habituais existentes em toda obra de grande porte, como é a da UTE Pampa Sul (Miroel Wolowski), mas que com trabalho e dedicação dos envolvidos chegará ao seu fim com a qualidade desejada e apta para gerar a energia elétrica vendida no leilão de 2014", menciona Stamm.

A estimativa é que o investimento na UTE Pampa Sul (Miroel Wolowski) seja de aproximadamente R$ 2,5 bilhões, sendo que a obra, durante o seu pico, chegou a gerar cerca de quatro mil empregos diretos.

"Além de toda movimentação gerada pela obra, a UTE Pampa Sul (Miroel Wolowski) também atuou constantemente com as comunidades das áreas de influência direta e indireta do empreendimento. Muitas atividades e ações também foram desenvolvidas na área socioeconômica, sempre objetivando a realização de um processo de implantação atento às demandas das comunidades do entorno da obra", completa.

Galeria de Imagens
Leia também em Cidade
PLANTÃO 24 HORAS

(53) 9931-9914

jornal@minuano.urcamp.edu.br
SETOR COMERCIAL

(53) 3242.7693

jornal@minuano.urcamp.edu.br
CENTRAL DO ASSINANTE

(53) 3241.6377

jornal@minuano.urcamp.edu.br