MENU

Identifique-se!

Se já é assinante informe seus dados de acesso abaixo para usufruir de seu plano de assinatura. Utilize o link "Lembrar Senha" caso tenha esquecido sua senha de acesso. Lembrar sua senha
Área do Assinante | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler

Ainda não assina o
Minuano On-line?

Diversos planos que se encaixam nas suas necessidades e possibilidades.
Clique abaixo, conheça nossos planos e aproveite as vantagens de ler o Minuano em qualquer lugar que você esteja, na cidade, no campo, na praia ou no exterior.
CONHEÇA OS PLANOS

Cidade

Festival Internacional de Cinema da Fronteira chega a Bagé

Publicada em 30/11/2018
Festival Internacional de Cinema da Fronteira chega a Bagé | Cidade | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler
Idealizador Zeca Brito, ao lado de Jean-Claude Bernardet, patrono desta edição

Após dois dias de programação entre Santana do Livramento e Rivera, no Uruguai, o 10º Festival Internacional de Cinema da Fronteira chegou a Bagé, ontem. Com programação até domingo, as exibições ocorrem entre o Centro Histórico Vila de Santa Thereza e o Cine 7.
Na tarde de ontem, a programação foi iniciada em Santa Thereza, com a Mostra Competitiva Internacional de Curtas Metragens. Na ocasião, o público lotou o Teatro Santo Antônio, onde foram exibidos os curtas "Me_oria", "Mulher LTDA", "Insone", "Um Corpo Feminino", "Ondas" e "Inconfissões". Logo após, foi realizada a Mostra de Curtas Universitários da Unipampa, para celebrar os 10 anos da instituição de Ensino Superior.
De acordo com o idealizador do evento, Zeca Brito, a edição deste ano marca a volta do cinema local como sede da Mostra Competitiva Internacional de longas-metragens, já que, no ano passado, para reduzir despesas, as atividades tiveram que ser concentradas em Santa Thereza. Ontem, por exemplo, foram exibidos, no Cine 7, os longas "Cuadros em la Oscuridad", da diretora argentina Paula Markovitch, e "Rasga Coração", dirigido por Jorge Furtado.
"O Festival volta ao Cine 7, neste ano, reconquistando um espaço que já foi seu, para garantir a qualidade de projeção e exibição de todos os longas em competição, garantindo uma competição internacional com qualidade de projeção e som, e um cinema profissional. Cumprindo, também, a missão de não só revelar a produção contemporânea brasileira, mas levar o público para dentro do cinema, em sessões gratuitas, possibilitando que pessoas que nunca foram ao cinema, porque tem um custo alto, possam ir assistir gratuitamente pela primeira vez", afirma Brito.

Fronteira da Paz

Neste ano, pela primeira vez, os dois primeiros dias do Festival Internacional de Cinema da Fronteira aconteceram fora de Bagé. As atividades realizadas em Santana do Livramento e Rivera, segundo Brito, foram um primeiro passo de uma parceria que se estenderá nos próximos anos. "O Festival foi um sucesso de público, com uma programação muito intensa. Foram muitos filmes, uma verdadeira maratona em dois dias. E essa maratona foi cumprida pelos nossos convidados, pelo júri que estava presente em todas as sessões, mas, principalmente, pelo público, que se apropriou da premiação e soube aproveitar muito bem", afirma.

Os acadêmicos do sexto semestre do curso de Jornalismo da Urcamp, Gabriel Munhoz e Murilo Alves, acompanharam a programação do evento na Fronteira da Paz, onde auxiliaram na divulgação com as filmagens para os tradicionais cinejornais. Para Munhoz, a participação no Festival foi uma experiência que o ajudou a estreitar os laços com o cinema e também com a profissão. "Quando fui convidado a ir para Livramento pensei que seria mais um trabalho dos quais eu faria apenas para cumprir com meu dever, mas no final percebi que estava envolvido e que acabei gostando de tudo. É em momentos assim que percebemos que estamos no caminho certo da profissão", declara o estudante.

Cinema em debate

Hoje, a partir das 10h, o Salão de Atos da Urcamp sediará o evento "Fronteira em Debate – Da literatura ao cinema", onde o jornalista e crítico de cinema Roger Lerina mediará um debate sobre o processo criativo com a participação dos diretores Paula Markovitch, Jorge Furtado, Tabajara Ruas e do patrono do festival, Jean-Claude Bernadet. A atividade terá entrada gratuita.

Programação de hoje

10h – (Fronteira em Debate) Da literatura ao cinema: Os processos criativos de Paula Markovitch, Jorge Furtado, Jean-Claude Bernadet e Tabajara Ruas. Mediação de Roger Lerina

Local: salão de atos da Urcamp

15h – Mostra Competitiva Internacional de Curtas Metragens

Local: Centro Histórico Vila de Santa Thereza

- "A parede Sem Fim", direção de Sílvia Carpizo de Diego – Espanha

- "Tempestade", direção de Aditya Dawar – Índia

- "Sentidos do Tempo", dir. Wenshua Shi – China

- "Dentro la Casa", dir. Francesca Lolli – Itália

- "La Diosa", direção de Lisandro Schurjin – Argentina

- "A Sombra Interior", direção de Diego Tafarel – Brasil

16h – Passeio Poético por Bagé

19h – (Mostra Competitiva de Longas Metragens) "Humberto Mauro", direção de André di Mauro

Local: Cine 7

21h – (Mostra Competitiva de Longas Metragens) "Meio Irmão", direção de Eliane Coster

Local: Cine 7

 

Galeria de Imagens
Leia também em Cidade
PLANTÃO 24 HORAS

(53) 9931-9914

jornal@minuano.urcamp.edu.br
SETOR COMERCIAL

(53) 3242.7693

jornal@minuano.urcamp.edu.br
CENTRAL DO ASSINANTE

(53) 3241.6377

jornal@minuano.urcamp.edu.br