MENU

Identifique-se!

Se já é assinante informe seus dados de acesso abaixo para usufruir de seu plano de assinatura. Utilize o link "Lembrar Senha" caso tenha esquecido sua senha de acesso. Lembrar sua senha
Área do Assinante | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler

Ainda não assina o
Minuano On-line?

Diversos planos que se encaixam nas suas necessidades e possibilidades.
Clique abaixo, conheça nossos planos e aproveite as vantagens de ler o Minuano em qualquer lugar que você esteja, na cidade, no campo, na praia ou no exterior.
CONHEÇA OS PLANOS

Cidade

Caminho da Luz vai intensificar campanha para captar recursos do abatimento do Imposto de Renda

Publicada em 01/12/2018
Caminho da Luz vai intensificar campanha para captar recursos do abatimento do Imposto de Renda | Cidade | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler
Valores arrecadados são considerados essenciais para custear manutenção e compra de equipamentos

O Caminho da Luz vai intensificar, no mês de dezembro, a campanha para destinação de recursos que podem ser abatidos do Imposto de Renda devido, ano-base 2018. Quem estiver interessado em destinar parte do Imposto de Renda ao Caminho da Luz têm até o dia 28 de dezembro (último dia útil de funcionamento da rede bancária) para destinar até 6% do tributo devido a entidades habilitadas perante a Receita Federal - caso do Caminho da Luz.

As doações via destinação do Imposto de Renda são uma ferramenta importante para que a comunidade colabore com a instituição. Há algum tempo a entidade batalha junto a pessoas físicas para que possam destinar parte do imposto que o contribuinte será obrigado a pagar como forma de contribuir para o Caminho da Luz.

Um dos grandes trunfos da campanha é o fato da população poder conferir de perto onde o dinheiro é aplicado. "É um valor que será investido em Bagé, ficará aqui e a população poderá saber onde é aplicado o valor que ela destinou. E, para nós, esses recursos fazem muita falta", reforça o presidente do Caminho da Luz, Ruibar Freitas.

Os cidadãos interessados no procedimento são aqueles que fazem a declaração completa (o procedimento não é válido para a declaração simplificada). Em 2018, tendo como referência o ano-base 2017, o valor repassado pelo Fundo Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (Funcriança), por intermédio do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (Comdica), chegou a R$ 36.005,00. "São valores fundamentais para cumprirmos com nossas obrigações, principalmente as despesas com a manutenção e equipamentos, as quais não podem ser pagas com recursos de convênios", pondera Freitas.

Como proceder

Para apoiar o Caminho da Luz e deduzir do imposto que seria pago, o contribuinte deve fazer a doação ainda neste ano à instituição (até o dia 28 de dezembro). Na declaração do Imposto de Renda 2018/2019, deve informar à Receita Federal - e, dessa forma, a doação é descontada do montante que seria pago ao fisco. Ao preencher a declaração, as doações devem ser informadas na ficha de pagamentos e doações efetuados com valores e o CNPJ do Comdica - 03242900/0001-33. O programa calculará automaticamente o desconto dos valores envolvidos.

Para facilitar a vida de quem pretende calcular o IR devido, descobrindo quanto poderá doar, existem aplicativos e sites que permitem simulação – um deles é o www.irdobem.com.br . "É importante guardar todos os comprovantes de doação, com os valores exatos envolvidos. Além disso, na instituição, estamos aptos a prestar todas as informações a quem quer colaborar conosco", ressalta Freitas.

Renovação

A carta de captação junto ao Comdica de Bagé visando à arrecadação de recursos via Programa de Atenção Integral e Proteção Social às Pessoas com Deficiência, foi renovada pelo Caminho da Luz. A validade é até novembro de 2019. A medida possibilita que a entidade possa receber doações de pessoas físicas e jurídicas que declarem Imposto de Renda.

Recibo

Para a doação ser encaminhada ao Caminho da Luz, o contribuinte deve efetuar um depósito na conta do Funcriança/Bagé, informando que o valor do depósito destina-se à Instituição. O Caminho da Luz fica à disposição dos contribuintes para que cada doador receba do Comdica o recibo correspondente ao valor da doação, o qual será fundamental para a segurança do contribuinte na hora do ajuste de contas.

Posteriormente, cabe ao Comdica o repasse do valor à Instituição. "Essa é a forma mais segura, já que se a pessoa não nos informar, não há como o Fundo Municipal saber que o recurso é para o Caminho da Luz", ressalta o presidente.

A direção da entidade vai procurar os meios de comunicação para estabelecer parcerias de divulgação, bem como divulgar em cartazes os procedimentos a serem tomados para que os contribuintes possam realizar doações.

A conta para depósito é no Banco do Brasil (Agência 0034-5, Conta Corrente nº 13.255-1).

Galeria de Imagens
Leia também em Cidade
PLANTÃO 24 HORAS

(53) 9931-9914

jornal@minuano.urcamp.edu.br
SETOR COMERCIAL

(53) 3242.7693

jornal@minuano.urcamp.edu.br
CENTRAL DO ASSINANTE

(53) 3241.6377

jornal@minuano.urcamp.edu.br