ANO: 26 | Nº: 6557
01/12/2018 Cidade

Caminho da Luz vai intensificar campanha para captar recursos do abatimento do Imposto de Renda

Foto: Reprodução JM

Valores arrecadados são considerados essenciais para custear manutenção e compra de equipamentos
Valores arrecadados são considerados essenciais para custear manutenção e compra de equipamentos
O Caminho da Luz vai intensificar, no mês de dezembro, a campanha para destinação de recursos que podem ser abatidos do Imposto de Renda devido, ano-base 2018. Quem estiver interessado em destinar parte do Imposto de Renda ao Caminho da Luz têm até o dia 28 de dezembro (último dia útil de funcionamento da rede bancária) para destinar até 6% do tributo devido a entidades habilitadas perante a Receita Federal - caso do Caminho da Luz.

As doações via destinação do Imposto de Renda são uma ferramenta importante para que a comunidade colabore com a instituição. Há algum tempo a entidade batalha junto a pessoas físicas para que possam destinar parte do imposto que o contribuinte será obrigado a pagar como forma de contribuir para o Caminho da Luz.

Um dos grandes trunfos da campanha é o fato da população poder conferir de perto onde o dinheiro é aplicado. "É um valor que será investido em Bagé, ficará aqui e a população poderá saber onde é aplicado o valor que ela destinou. E, para nós, esses recursos fazem muita falta", reforça o presidente do Caminho da Luz, Ruibar Freitas.

Os cidadãos interessados no procedimento são aqueles que fazem a declaração completa (o procedimento não é válido para a declaração simplificada). Em 2018, tendo como referência o ano-base 2017, o valor repassado pelo Fundo Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (Funcriança), por intermédio do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (Comdica), chegou a R$ 36.005,00. "São valores fundamentais para cumprirmos com nossas obrigações, principalmente as despesas com a manutenção e equipamentos, as quais não podem ser pagas com recursos de convênios", pondera Freitas.

Como proceder

Para apoiar o Caminho da Luz e deduzir do imposto que seria pago, o contribuinte deve fazer a doação ainda neste ano à instituição (até o dia 28 de dezembro). Na declaração do Imposto de Renda 2018/2019, deve informar à Receita Federal - e, dessa forma, a doação é descontada do montante que seria pago ao fisco. Ao preencher a declaração, as doações devem ser informadas na ficha de pagamentos e doações efetuados com valores e o CNPJ do Comdica - 03242900/0001-33. O programa calculará automaticamente o desconto dos valores envolvidos.

Para facilitar a vida de quem pretende calcular o IR devido, descobrindo quanto poderá doar, existem aplicativos e sites que permitem simulação – um deles é o www.irdobem.com.br . "É importante guardar todos os comprovantes de doação, com os valores exatos envolvidos. Além disso, na instituição, estamos aptos a prestar todas as informações a quem quer colaborar conosco", ressalta Freitas.

Renovação

A carta de captação junto ao Comdica de Bagé visando à arrecadação de recursos via Programa de Atenção Integral e Proteção Social às Pessoas com Deficiência, foi renovada pelo Caminho da Luz. A validade é até novembro de 2019. A medida possibilita que a entidade possa receber doações de pessoas físicas e jurídicas que declarem Imposto de Renda.

Recibo

Para a doação ser encaminhada ao Caminho da Luz, o contribuinte deve efetuar um depósito na conta do Funcriança/Bagé, informando que o valor do depósito destina-se à Instituição. O Caminho da Luz fica à disposição dos contribuintes para que cada doador receba do Comdica o recibo correspondente ao valor da doação, o qual será fundamental para a segurança do contribuinte na hora do ajuste de contas.

Posteriormente, cabe ao Comdica o repasse do valor à Instituição. "Essa é a forma mais segura, já que se a pessoa não nos informar, não há como o Fundo Municipal saber que o recurso é para o Caminho da Luz", ressalta o presidente.

A direção da entidade vai procurar os meios de comunicação para estabelecer parcerias de divulgação, bem como divulgar em cartazes os procedimentos a serem tomados para que os contribuintes possam realizar doações.

A conta para depósito é no Banco do Brasil (Agência 0034-5, Conta Corrente nº 13.255-1).

Deixe seu comentário abaixo

Mais notícias da edição

Outras edições

Carregando...