MENU

Identifique-se!

Se já é assinante informe seus dados de acesso abaixo para usufruir de seu plano de assinatura. Utilize o link "Lembrar Senha" caso tenha esquecido sua senha de acesso. Lembrar sua senha
Área do Assinante | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler

Ainda não assina o
Minuano On-line?

Diversos planos que se encaixam nas suas necessidades e possibilidades.
Clique abaixo, conheça nossos planos e aproveite as vantagens de ler o Minuano em qualquer lugar que você esteja, na cidade, no campo, na praia ou no exterior.
CONHEÇA OS PLANOS

Campo e Negócios

Festival de Cinema da Fronteira movimenta enoturismo

Publicada em 01/12/2018
Festival de Cinema da Fronteira movimenta enoturismo | Campo e Negócios | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler
Grupo visitou vinícolas locais

Buscando se inserir no contexto regional, o X Festival Internacional de Cinema da Fronteira (FICF) expandiu fronteiras. Em 2018, o evento teve início na fronteira Livramento-Rivera, com exibição de filmes no Brasil e no Uruguai. Além de promover encontros entre artistas de diversas vertentes em virtude do cinema, o FICF também contribui para outros setores da economia. É o caso do enoturismo, uma vez que passam pela região convidados de diversas partes do Brasil e do mundo.

Vocação

Apesar de contar com solo e condições climáticas muito propícias à enocultura (terroir é o termo enólogo para essas variáveis), o cultivo de uvas para produção de vinhos finos é relativamente novo na região, em comparação à Serra Gaúcha, por exemplo. Apesar disso, na última década, a região ampliou, exponencialmente, o número de rótulos produzidos e envasados no Pampa e Fronteira gaúcha. A partir da necessidade de fortalecer a imagem da região no cenário do vinho, foi criada em 2010 a Associação dos Produtores de Vinhos Finos da Campanha Gaúcha, que conta com 17 representantes de vinícolas da região. A atual gestão da entidade é composta por Hortência Ravache Ayub (Campos de Cima, Itaqui), Mônica Mércio (Estância Paraizo, Bagé), Gabriela Hermann Pötter (Guatambu, Dom Pedrito) e Victória Mércio (Estância Paraizo, Bagé). A presidente é a empresária bajeense Clori Peruzzo, que destaca a importância de eventos como o Festival de Cinema para o fomento do enoturismo. "Todas as atividades que destaquem o nosso vinho são boas tentativas de expandir o alcance das marcas da região", pontua. Clori avalia que o cinema é uma ferramenta importante para despertar a rota cultural da enogastronomia na região.

Marcas da região

O X Festival da Fronteira iniciou em Santana do Livramento e, entre as atividades, os convidados participaram de um passeio guiado pelos principais pontos turísticos da Fronteira da Paz, orientado pela guia turística Vera dos Reis. Além de conhecer e ouvir a história por trás de pontos históricos da fronteira, como o parque Internacional e a praça General Osório. Lá, os convidados receberam garrafas dos vinhos Santa Colina, de Santana do Livramento. O giro pela fronteira encerrou na vinícola Almadém, que produz vinhos e espumantes há mais de 100 anos. Os convidados foram recebidos com almoço e passeio turístico. Também marcou presença os Vinhos Dom Pedrito. Josoé Menezes, um dos sócios da Rigo Agropecuária, que controla o vinhedo, destaca o potencial da região. "Ainda há muito o que explorar em termos de turismo na região e o vinho, assim como os azeites e outros produtos, são parte fundamental nessa cadeia". De Bagé, além dos vinhos Peruzzo, os convidados receberam a bebida das marcas Cerros de Gaya, da empresária Eveline Previtali, e da Campos de Cima.

Galeria de Imagens
Leia também em Campo e Negócios
PLANTÃO 24 HORAS

(53) 9931-9914

jornal@minuano.urcamp.edu.br
SETOR COMERCIAL

(53) 3242.7693

jornal@minuano.urcamp.edu.br
CENTRAL DO ASSINANTE

(53) 3241.6377

jornal@minuano.urcamp.edu.br