MENU

Identifique-se!

Se já é assinante informe seus dados de acesso abaixo para usufruir de seu plano de assinatura. Utilize o link "Lembrar Senha" caso tenha esquecido sua senha de acesso. Lembrar sua senha
Área do Assinante | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler

Ainda não assina o
Minuano On-line?

Diversos planos que se encaixam nas suas necessidades e possibilidades.
Clique abaixo, conheça nossos planos e aproveite as vantagens de ler o Minuano em qualquer lugar que você esteja, na cidade, no campo, na praia ou no exterior.
CONHEÇA OS PLANOS

Campo e Negócios

Plantio de grãos de verão está quase encerrado no Estado, diz Emater

Publicada em 01/12/2018
Plantio de grãos de verão está quase encerrado no Estado, diz Emater | Campo e Negócios | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler
Culturas do milho e soja já alcançam quase 90% da área prevista para ser semeada

O plantio dos grãos de verão no Rio Grande do Sul, como da soja e o milho, já atingiram 87% e 89% da área prevista semeada, respectivamente. De acordo com o Informativo Conjuntural, divulgado pela Emater/RS-Ascar, quinta-feira, regiões como Fronteira Noroeste e Missões, o plantio do milho retorna a partir de janeiro de 2019 (segunda fase), ainda dentro do zoneamento agroclimático, considerado pelos produtores como "safrinha".

Beneficiadas pelo clima, as lavouras de milho evoluem rapidamente, menciona o levantamento. "Atualmente, 15% das lavouras de milho estão em enchimento de grãos, 19% em floração e 53% em desenvolvimento vegetativo, com folhas bem desenvolvidas, caules grossos, plantas bem enraizadas e porte elevado. O controle de ervas foi satisfatório e a incidência de doenças foliares é baixa. Produtores realizam aplicação de fungicida para proteger o potencial produtivo apresentado até o momento", destaca o Informativo. 

Nas áreas de milho para silagem de planta inteira continua sendo realizado o corte das bordaduras para deixar as áreas prontas para a ensilagem, processamento que deve iniciar, nesta semana, em algumas regiões.

Na soja, ressalta a Emater, "as lavouras estão com bom stand, com germinação satisfatória das sementes, beneficiada pelas chuvas ocorridas nos últimos dias. Nas áreas de maior concentração de lavouras, a opção é pelo grupo de espécies com maturação precoce e pelo aumento do espaçamento entre as linhas (50 cm) visando tornar mais eficiente a ação dos fungicidas".

Com a intensificação da semeadura de arroz no Estado, o plantio está praticamente finalizado em todos os municípios, com a exceção de áreas pontuais e, em alguma área da região Central. Na região Sul, houve um pequeno aumento na área implantada de 1,5% sobre a estimativa inicial.

As lavouras de feijão, neste momento, evoluem em todas as fases de seu desenvolvimento, com 4% das lavouras colhidas (no Médio Alto Uruguai), 7% maduras e por colher, 25% em enchimento de grãos, 22% em floração e 40% em germinação e desenvolvimento vegetativo. Em regiões mais altas, como no Alto da Serra do Botucaraí e Centro-Serra, a semeadura da safra encaminha-se para a finalização.

Galeria de Imagens
Leia também em Campo e Negócios
PLANTÃO 24 HORAS

(53) 9931-9914

jornal@minuano.urcamp.edu.br
SETOR COMERCIAL

(53) 3242.7693

jornal@minuano.urcamp.edu.br
CENTRAL DO ASSINANTE

(53) 3241.6377

jornal@minuano.urcamp.edu.br