ANO: 25 | Nº: 6282
01/12/2018 Cidade

Stadtbus lança aplicativo de mobilidade urbana

Foto: Jaqueline Muza/ Especial JM

QR code será fixado nas paradas
QR code será fixado nas paradas

Em breve, os usuários das linhas da empresa Stadtbus, que atua em Bagé, poderão usar o aplicativo de mobilidade urbana Moovit. O sistema é utilizado em 2,6 mil cidades, em 83 países, por mais de 300 milhões de usuários no mundo. A implantação do aplicativo faz parte de cláusulas do contrato assinado com a prefeitura que prevê a modernização do sistema. As mudanças foram apresentadas ontem, em coletiva de imprensa.

De acordo com o representante da Mobile Bus, que presta assessoria para a Stadtbus, Cristiano Martins, todas as informações necessárias sobre as paradas, linhas próximas e horário dos veículos podem ser conferidos no aplicativo. "As pessoas podem baixar o aplicativo em aparelhos Android e IOS", comenta.

O Moovit é um aplicativo gratuito de mobilidade. Com ele, é possível buscar por qualquer destino com direções passo a passo sobre como chegar até lá, receber a hora prevista de chegada e notificações de quando descer do veículo, horários em tempo real (ou os horários programados quando não disponível) da linha que o usuário está esperando, ver o itinerário de uma linha e o horário de passagem em cada uma das suas paradas e receber status e alertas de serviço para qualquer linha selecionada.

O gerente da Stadtbus, Alexandre Scolari, ressalta que a empresa também está disponibilizando o uso do Google Maps para planejar o deslocamento e cinco placas de QR Code - que será implantado nos abrigos. Com o código, os usuários terão informações das linhas e dos horários disponíveis no celular, a qualquer hora do dia.

Segundo Solari, a empresa tem seis meses para colocar em prática todas as melhorias, que inclui veículos equipados com GPS, e biometria facial de reconhecimento. Ele conta que as linhas e paradas foram mapeadas. Atualmente, a empresa conta com 32 veículos na frota municipal e 60% deles contam com rampa para cadeirantes. Com a renovação, todos os veículos terão acessibilidade.

Para o secretário de Segurança e Mobilidade Urbana, Luís Diego Soares, as melhorias são importantes para a prestação do serviço e irão colaborar para a segurança e organização dos usuários. "As pessoas não precisam ficar esperando na parada. Isso soma e qualifica a prestação do serviço", destaca.

Linhas
Na Rainha da Fronteira, a Stadtbus opera um total de 12 linhas, sendo uma especial e outras duas rurais. Os itinerários englobam os trechos Malafaia/Damé, União, Industrial, Camilo Gomes, Pedra Branca, Floresta, Stand/São Pedro, Passo das Pedras, Norte/Sul, Urcamp, Olhos D'água e Pedra Grande.

 

Mais imagens

Deixe seu comentário abaixo

Mais notícias da edição

Outras edições

Carregando...