MENU

Identifique-se!

Se já é assinante informe seus dados de acesso abaixo para usufruir de seu plano de assinatura. Utilize o link "Lembrar Senha" caso tenha esquecido sua senha de acesso. Lembrar sua senha
Área do Assinante | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler

Ainda não assina o
Minuano On-line?

Diversos planos que se encaixam nas suas necessidades e possibilidades.
Clique abaixo, conheça nossos planos e aproveite as vantagens de ler o Minuano em qualquer lugar que você esteja, na cidade, no campo, na praia ou no exterior.
CONHEÇA OS PLANOS

Cidade

Prefeitura inaugura novo laboratório central

Publicada em 04/12/2018
Prefeitura inaugura novo laboratório central | Cidade | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler
Prédio fica na Juvêncio Lemos

Autoridades, servidores e comunidade participaram, ontem, da inauguração do novo prédio do Laboratório Central da prefeitura. Após funcionar vários anos em duas peças do Centro de Referência Materno Infantil Camillo Gomes, o serviço ganhou um novo espaço. O local conta com quatro salas de coleta de sangue e equipamentos modernos para diagnósticos digitais. A expectativa é aumentar o número de exames realizados para cerca de 14 mil por mês.

O projeto foi todo realizado pelo núcleo técnico da Secretaria de Gestão, Planejamento e Captação de Recursos (Geplan), visando substituição de rede elétrica e hidráulica, instalações sanitárias, prevenção de incêndio e acessibilidade, respeitando todas as normas necessárias para a finalidade. Todos os itens do projeto, segundo divulgado, cumprem com a Resolução de Diretoria Colegiada (RDC) 050/02, que dispõe sobre o Regulamento Técnico para planejamento, programação, elaboração e avaliação de projetos físicos de estabelecimentos de saúde. Inclusive os documentos foram aprovados pela 7ª Coordenadoria Regional de Saúde.

Conforme o secretario de Saúde e Atenção à Pessoa com Deficiência, Mário Mena Kalil, a ideia de mudança surgiu pela necessidade de ampliação do Camillo Gomes e também para ampliar o laboratório que estava com pouco espaço disponível. O novo prédio, segundo Kalil, além de ser mais central, conta com local para cadastro, sala de espera, quatro salas individuais para coleta e toda estrutura para os profissionais desenvolverem seu trabalho.

Ele ressalta que a prefeitura recebeu um novo aparelho automatizado para os diagnósticos, que foi adquirido através de uma emenda parlamentar de R$ 140 mil, o que vai permitir que dobre a capacidade de realização de exames. O secretário comenta que, no início do governo, quando assumiu a pasta, eram realizados seis mil exames e, mesmo no espaço anterior, o laboratório conseguiu realizar 12 mil exames e a estimativa é ampliar para mais de 14 mil ao mês. “O novo espaço permite a ampliação e agilização de exames e atendimentos, em um prédio maior, totalmente reformado e adaptado para a finalidade. É um grande ganho para a comunidade", destaca.

O prefeito Divaldo Lara comenta que, em 23 meses, o governo teve várias conquistas na área de saúde e citou a reabertura do Hospital Universitário, o uso do tomógrafo no mesmo espaço, a aquisição do raio-X digital, os centros de especialidades, a reforma do posto Sá Monmanny e, principalmente, a casa de hospedagem em Porto alegre. "Mesmo com o corte de repasses do governo do Estado para a saúde de Bagé, estamos melhorando os serviços para a comunidade, porque temos comprometimento com a área e sabemos o quanto isto é importante aos bajeenses”, frisa.

Conforme a bioquímica e coordenadora do laboratório, Cíntia Lima Ambrozio, que coordena o serviço há 10 anos, o local irá disponibilizar 66 tipos de exames, como hemograma, pré-natal, de hepatite, urina, oncologia, teste do pezinho, entre outros. “A equipe conta com 21 funcionários, que estão motivados com o novo local”, conta.

O novo prédio fica localizado na rua Juvêncio Lemos, em frente ao Centro Antoniano, tem 231,34 metros quadrados e irá funcionar da 7h às 17h, sem fechar ao meio-dia.

Galeria de Imagens
Leia também em Cidade
PLANTÃO 24 HORAS

(53) 9931-9914

jornal@minuano.urcamp.edu.br
SETOR COMERCIAL

(53) 3242.7693

jornal@minuano.urcamp.edu.br
CENTRAL DO ASSINANTE

(53) 3241.6377

jornal@minuano.urcamp.edu.br