MENU

Identifique-se!

Se já é assinante informe seus dados de acesso abaixo para usufruir de seu plano de assinatura. Utilize o link "Lembrar Senha" caso tenha esquecido sua senha de acesso. Lembrar sua senha
Área do Assinante | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler

Ainda não assina o
Minuano On-line?

Diversos planos que se encaixam nas suas necessidades e possibilidades.
Clique abaixo, conheça nossos planos e aproveite as vantagens de ler o Minuano em qualquer lugar que você esteja, na cidade, no campo, na praia ou no exterior.
CONHEÇA OS PLANOS

Fogo Cruzado

Bancada do PT apresenta condições para dialogar sobre projeto do ICMS

Publicada em 05/12/2018
Bancada do PT apresenta condições para dialogar sobre projeto do ICMS | Fogo Cruzado | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler
Propostas foram apresentadas em coletiva de imprensa

Liderada pelo deputado Luiz Fernando Mainardi, a bancada petista na Assembleia Legislativa apresentou, ontem, ao governador eleito, Eduardo Leite, do PSDB, cinco propostas ‘para o estabelecimento de um diálogo em relação à manutenção da alíquota do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Prestação de Serviços (ICMS) no Estado’.
Os 11 parlamentares do PT apresentaram cinco propostas para a construção de um acordo que viabilize o apoio da bancada à proposta de manutenção da atual alíquota do ICMS: o estabelecimento de um calendário para colocar em dia os salários dos servidores e servidoras do Executivo; a normalização dos repasses mensais para a área da educação, saúde (prefeituras e hospitais) e proposta de cronograma para o pagamento dos valores devidos; a redução do imposto na cobrança da energia elétrica para quem consome até 100KW; a inclusão do gás de cozinha na cesta básica e o envio de projeto de lei alterando o imposto sobre heranças e doações, assegurando sua progressividade até o limite de 8%.
Trecho do documento entregue ao governador eleito destaca que o partido e a ‘bancada compreendem que estes cinco pontos são fundamentais para a estabilização da crise nos serviços públicos e, em especial, na saúde e segurança, ao mesmo tempo que protegem a população mais pobre, com a garantia da saúde pública e a redução da carga tributária. Reafirmamos nossa disposição de dialogar nestes termos, por entendermos que a população gaúcha não pode mais sofrer com o abandono a que foi relegada nos últimos quatro anos’. Para Mainardi, as propostas apresentadas pela bancada são um voto de confiança e formam um conjunto de condições mínimas para a governabilidade, assim como também para que o próximo governo cumpra algumas das medidas sugeridas. “E lutaremos para que efetivamente se faça uma reforma tributária, com impostos menos regressivos”, salienta.   
Mainardi destaca que a bancada reconhece ‘a legitimidade do futuro governo em estar propondo a medida, pois o Estado vive, hoje, uma situação muito pior que há quatro anos’, criticando a gestão de José Ivo Sartori, do MDB, sustentando que a administração ‘agravou extraordinariamente a situação econômica do Rio Grande do Sul’. “Mesmo completando em dezembro 18 meses sem pagar a dívida com a União, acumulou um passivo acima de R$ 800 milhões na área da saúde. Um governo que ao longo de quatro anos fez opções que a bancada do PT discordou frontalmente, como a de não pagar os salários em dia, além de faltar com a verdade em relação à adesão ao Regime de Recuperação Fiscal, ao esconder a exigência feita pela União em privatizar a Corsan e o Banrisul, além das empresas CRM, Sulgás e CEEE”, pontua.
O líder da bancada também sugeriu que o tucano busque, junto à União, os recursos que o Estado tem a receber como forma de ressarcimento às perdas advindas da Lei Kandir (são mais de R$ 50 bi desde 1997) e que lute pelo fim da guerra fiscal, com a reforma do ICMS que signifique maior cobrança no destino final da mercadoria.

Galeria de Imagens
Leia também em Fogo Cruzado
PLANTÃO 24 HORAS

(53) 9931-9914

jornal@minuano.urcamp.edu.br
SETOR COMERCIAL

(53) 3242.7693

jornal@minuano.urcamp.edu.br
CENTRAL DO ASSINANTE

(53) 3241.6377

jornal@minuano.urcamp.edu.br