MENU

Identifique-se!

Se já é assinante informe seus dados de acesso abaixo para usufruir de seu plano de assinatura. Utilize o link "Lembrar Senha" caso tenha esquecido sua senha de acesso. Lembrar sua senha
Área do Assinante | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler

Ainda não assina o
Minuano On-line?

Diversos planos que se encaixam nas suas necessidades e possibilidades.
Clique abaixo, conheça nossos planos e aproveite as vantagens de ler o Minuano em qualquer lugar que você esteja, na cidade, no campo, na praia ou no exterior.
CONHEÇA OS PLANOS

Cidade

Acadêmicos de Direito da Urcamp são aprovados em mestrado na Unisc

Publicada em 08/12/2018
Acadêmicos de Direito da Urcamp são aprovados em mestrado na Unisc | Cidade | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler
Estudantes junto ao professor orientador

Os acadêmicos do curso de Direito da Urcamp, Higor Neves de Freitas, 23 anos, e Maria Victória Pasquoto, 22 anos, comemoram a recente aprovação na seleção de mestrado na Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc), na área de concentração em Direitos Sociais e Políticas Públicas de inclusão social.
Os estudantes foram selecionados ao terem ficado entre os cinco primeiros colocados entre cerca de 70 inscritos para o mestrado. Para isso, ambos tiveram que passar, em novembro, por duas etapas, sendo que a primeira consistiu em uma prova escrita e a segunda em uma entrevista com análise dos projetos.
Freitas e Victória contam que sua trajetória na pesquisa científica teve início em 2016, já dentro da área de Políticas Públicas de Inclusão Social, apresentando trabalhos sobre o assunto, em eventos locais e regionais. Desde então, os estudantes fazem parte de um grupo de estudos dos Direitos da Criança e do Adolescentes, coordenado pelo professor Rafael Moreira.
Para o docente, a aprovação dos acadêmicos se deve, em muito, à trajetória que ambos vêm construindo nos últimos anos, realizando de projetos de pesquisa e participando de eventos, em todo o Estado, onde apresentam estudos dentro da área das Políticas Públicas da Criança e do Adolescente. "É uma caminhada que eles vêm desenvolvendo desde 2016, realizando projetos da Urcamp, destinados a pesquisar essa área, especialmente questões como trabalho infantil e a violência familiar contra crianças e adolescentes", declara.
Freitas destaca que a jornada da vida acadêmica é algo que exige tempo e dedicação. "Nós criamos essa caminhada. Desde o primeiro trabalho que apresentamos para o professor Rafael, nos inserimos na pesquisa com o resumo. Depois continuamos com apresentações de resumos estendidos e artigos", aponta.
Victória afirma que o incentivo proveniente da inserção no grupo de estudos lhe permitiu ter uma visão mais ampla sobre a pesquisa científica, além de proporcionar o intercâmbio de conhecimentos com estudantes e professores de outros locais. "Isso amplia o campo universitário que nós conhecemos, permitindo que a gente tenha uma integração com pessoas de outros locais e veja o que eles estão pesquisando", explica.
Quando questionados sobre suas intenções com a pesquisa, ambos destacam que pretendem buscar o doutorado, posteriormente. "Quero terminar o mestrado, começar o doutorado e ter a oportunidade de dar aula. Pretendo continuar na pesquisa", afirma Victória. "Também quero continuar na pesquisa e fazer um doutorado. Minha intenção é dar aula e advogar", complementa Freitas.

Projetos
De acordo com Victória, o projeto que defenderá no mestrado será concentrado na relação do trabalho infantil e com o ciclo da pobreza, como causa e consequência um do outro. Dessa forma, argumentará sobre como a inserção de crianças e adolescentes no mercado de trabalho afeta o desenvolvimento integral destas pessoas, de forma que a pobreza se perpetue. "Foi um tema que eu gostei de pesquisar. Essa área sobre a pobreza e a influencia do trabalho infantil no desenvolvimento de crianças e adolescentes é algo importante, mas que ainda não é tão discutido", declara.
Já Freitas abordará o trabalho infantil indígena, discutindo se o mesmo se trata de um relativismo cultural ou se é uma afronta aos direitos humanos e fundamentais. "Há essa discussão sobre o trabalho infantil indígena, já que eles vivem de sua forma e tem sua cultura distinta. Então, a ideia é discutir essa questão. Aqui no Estado, por exemplo, tem uma decisão que autoriza o trabalho infantil indígena. Então, acho que é importantíssimo discutir esse assunto", salienta.

Galeria de Imagens
Leia também em Cidade
PLANTÃO 24 HORAS

(53) 9931-9914

jornal@minuano.urcamp.edu.br
SETOR COMERCIAL

(53) 3242.7693

jornal@minuano.urcamp.edu.br
CENTRAL DO ASSINANTE

(53) 3241.6377

jornal@minuano.urcamp.edu.br