MENU

Identifique-se!

Se já é assinante informe seus dados de acesso abaixo para usufruir de seu plano de assinatura. Utilize o link "Lembrar Senha" caso tenha esquecido sua senha de acesso. Lembrar sua senha
Área do Assinante | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler

Ainda não assina o
Minuano On-line?

Diversos planos que se encaixam nas suas necessidades e possibilidades.
Clique abaixo, conheça nossos planos e aproveite as vantagens de ler o Minuano em qualquer lugar que você esteja, na cidade, no campo, na praia ou no exterior.
CONHEÇA OS PLANOS

Fogo Cruzado

Lei pode obrigar ensino da Língua Espanhola na rede municipal

Publicada em 08/12/2018
Lei pode obrigar ensino da Língua Espanhola na rede municipal | Fogo Cruzado | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler
Projeto foi apresentado pelo vereador Augusto Lara

Apresentada pelo líder do PDT no Legislativo bajeense, vereador Augusto Lara, a proposta que de lei que institui a manutenção do ensino de Língua Espanhola no currículo do Ensino Fundamental da rede municipal de Bagé, pode tornar a disciplina obrigatória, também, na modalidade Educação de Jovens e Adultos (EJA). Proposta semelhante, apresentada pela deputada Juliana Brizola, do PDT, também é debatida na Assembleia Legislativa, onde foi aprovada, em setembro, em primeiro turno.
A redação que será avaliada pelas comissões técnicas da Câmara prevê que a disciplina deverá ser dirigida às quatro séries finais do Ensino Fundamental, com carga horária mínima de um hora-aula semanal para cada ano. Ainda de acordo com a proposição, subscrita pelos vereadores Rafael Fuca, do PT, Omar Ghani, do PR, e Jéferson Dutra, do PSC, os profissionais que poderão ministrar a disciplina deverão possuir Licenciatura Plena em Letras, com habilitação em Língua Espanhola. Em caso de contrato temporário, o professor deverá estar cursando no mínimo quinto semestre da licenciatura.
O texto autoriza a prefeitura a incluir vagas para professores licenciados em Língua Espanhola em concursos públicos, estabelecendo que as escolas deverão adaptar sua grade curricular no prazo de 180 dias para cumprir as determinações. Na justificativa apresentada aos parlamentares, Augusto salienta que, ‘quanto ao ensino de línguas na região, em Bagé, por exemplo, desde 2017 estamos acompanhando a retirada do espanhol das instituições de educação básica em virtude da revogação da Lei 11.161/2005’. “São várias as consequências dessa redução, desde a perda de postos de trabalho de professores formados”, pontua.

Galeria de Imagens
Leia também em Fogo Cruzado
PLANTÃO 24 HORAS

(53) 9931-9914

jornal@minuano.urcamp.edu.br
SETOR COMERCIAL

(53) 3242.7693

jornal@minuano.urcamp.edu.br
CENTRAL DO ASSINANTE

(53) 3241.6377

jornal@minuano.urcamp.edu.br