MENU

Identifique-se!

Se já é assinante informe seus dados de acesso abaixo para usufruir de seu plano de assinatura. Utilize o link "Lembrar Senha" caso tenha esquecido sua senha de acesso. Lembrar sua senha
Área do Assinante | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler

Ainda não assina o
Minuano On-line?

Diversos planos que se encaixam nas suas necessidades e possibilidades.
Clique abaixo, conheça nossos planos e aproveite as vantagens de ler o Minuano em qualquer lugar que você esteja, na cidade, no campo, na praia ou no exterior.
CONHEÇA OS PLANOS

Fogo Cruzado

Volmir vai coordenar projeto da barragem da Arvorezinha

Publicada em 08/12/2018
Volmir vai coordenar projeto da barragem da Arvorezinha | Fogo Cruzado | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler
Engenheiro deve deixar direção do Daeb na próxima semana

O diretor do Departamento de Água, Arroios e Esgoto de Bagé (Daeb), Volmir Silveira, vai assumir a coordenação da obra da barragem da Arvorezinha. Na nova função, vinculada ao gabinete do prefeito Divaldo Lara, do PTB, o quadro histórico do partido, que presidia o diretório municipal até agosto, vai concentrar demandas técnicas e burocráticas referentes ao empreendimento. “Estarei no meu chão”, brinca o engenheiro, que acumula 34 anos experiência profissional.
Silveira trabalha em uma espécie de transição, apresentando informações ao futuro diretor da autarquia, o professor Graciano Aristimunha Pereira, vereador pelo DEM, que exercia a função de líder do governo no Legislativo. A inauguração do novo reservatório montado na Estação de Tratamento de Água (ETA), agendado para quarta-feira, 12, pode ser o último compromisso oficial do engenheiro no comando do Daeb. “Com a nova estrutura, vamos dobrar a capacidade de armazenamento de água tratada. Vai permitir, também, a limpeza e a manutenção do reservatório antigo”, destaca.
À frente do Departamento desde o início da gestão petebista, Silveira foi responsável pela implantação do modelo de cobrança de água por tarifa. O diretor também registrou avanços em obras de saneamento, ampliando a rede de esgoto e o horário de atendimento da autarquia. Ele afirma que as terceirizações foram necessárias para viabilizar serviços com prazos determinados, a exemplo, inclusive, da alteração do sistema de cobrança de água. “Enfrentamos muitos problemas nesta transição (antes, a cobrança considerava o tamanho do imóvel, não o consumo). Hoje temos uma eficiência muito grande”, avalia.
Caberá ao novo gestor inaugurar a obra da Estação de Bombeamento de Esgoto, que vai levar o esgoto coletado em diversos bairros para a Estação de Tratamento Central, já está concluída.   Quando a estrutura estiver pronta, Bagé deve alcançar 80% de esgoto coletado e 59% tratado, índices superiores às médias nacionais. O prazo para conclusão foi prorrogado pelo Ministério das Cidades. Silveira explica que a intenção é encerrar o cronograma de trabalho em abril de 2019.

Novo foco
Na nova função, Silveira deve concentrar esforços em três frentes de trabalho, visando a retomada da obra da barragem da Arvorezinha. O cronograma inclui etapas de licenciamento ambiental, prestações de contas e a licitação, propriamente dita. Ele adianta que todos os pedidos da Fepam, referentes ao licenciamento, serão atendidos pela Secretaria Municipal do Meio Ambiente e Proteção ao Bioma Pampa.
O engenheiro revela, ainda, que também já foi formada uma comissão especial de licitações. A intenção é avançar ao máximo até o dia 15 de janeiro, quando os recursos devem ser liberados pela União. O prazo foi apresentado pelo Ministro Extraordinário da Transição, Onyx Lorenzoni, que vai assumir a Casa Civil, no governo do presidente eleito, Jairo Bolsonaro, do PSL. Quando o empreendimento iniciar, Silveira adianta que deverá atuar diretamente no canteiro de obras.

Galeria de Imagens
Leia também em Fogo Cruzado
PLANTÃO 24 HORAS

(53) 9931-9914

jornal@minuano.urcamp.edu.br
SETOR COMERCIAL

(53) 3242.7693

jornal@minuano.urcamp.edu.br
CENTRAL DO ASSINANTE

(53) 3241.6377

jornal@minuano.urcamp.edu.br