MENU

Identifique-se!

Se já é assinante informe seus dados de acesso abaixo para usufruir de seu plano de assinatura. Utilize o link "Lembrar Senha" caso tenha esquecido sua senha de acesso. Lembrar sua senha
Área do Assinante | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler

Ainda não assina o
Minuano On-line?

Diversos planos que se encaixam nas suas necessidades e possibilidades.
Clique abaixo, conheça nossos planos e aproveite as vantagens de ler o Minuano em qualquer lugar que você esteja, na cidade, no campo, na praia ou no exterior.
CONHEÇA OS PLANOS

Cidade

Festa de posse da reitoria da Urcamp lota complexo cultural do Museu Dom Diogo de Souza

Publicada em 10/12/2018
Festa de posse da reitoria da Urcamp lota complexo cultural do Museu Dom Diogo de Souza | Cidade | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler
Lia e Paz assumem gestão até novembro de 2022

A noite de sexta-feira,7, foi de celebração para alunos, professores e colaboradores da Urcamp. No complexo cultural do Museu Dom Diogo de Souza, a reitora, Lia Maria Herzer Quintana, foi reconduzida ao cargo, pela terceira vez, em posse festiva, junto ao vice-reitor eleito, Fábio Josende Paz. Os dois foram escolhidos com 95% dos votos para estarem à frente da instituição de Ensino Superior até novembro de 2022.
A posse oficial dos eleitos havia ocorrido antes, em 3 de dezembro, durante reunião do Conselho Diretor da Fundação Attila Taborda (FAT). Já na sexta-feira, foi o dia de celebrar junto aos convidados especiais. A cerimônia contou, também, com representantes das universidades que compõem o Consórcio das Universidades Comunitárias Gaúchas (Comung); o chefe do Executivo Municipal, Divaldo Lara; o presidente do Legislativo, Edimar Fagundes; o deputado estadual Luiz Fernando Mainardi; representando a Assembleia Legislativa e o reitor da Unilasalle, Paulo Fossatti.
O vice-presidente da FAT, Leonardo Castilho, abriu a sessão solene e procedeu a posse da reitora e do vice-reitor para a gestão 2018/2022. Em seguida, a presidente do Comung e reitora da Universidade de Santa Cruz do Sul, Carmen Lúcia de Lima Helfer, falou em nome das 15 instituições de Ensino Superior que compõem o Consórcio e destacou o papel proativo de Lia, que atua como segunda vice-presidente na entidade. "As lideranças exigem mais gestão, criatividade e mudança em período de dificuldade e instabilidade. Esse é o nosso desafio: pensar políticas e diretrizes para o Ensino Superior e adaptar para dar conta do atual contexto. Por isso, desejo saúde, discernimento, conhecimento, coragem e sabedoria para a nova gestão que inicia. A Urcamp já demonstrou sua força com o conceito 5, nota máxima de reconhecimento do MEC", destacou.
Já o prefeito, Divaldo Lara, relembrou o papel da reitora ao conduzir a instituição em um momento de maior dificuldade financeira. "E conseguiu a recuperação da credibilidade e autoestima dos colaboradores e alunos", disse. Destacou, ainda, a grande relevância da instituição para a saúde do município, que através de um convênio entre a FAT/Hospital Universitário e a prefeitura, tornou-se referência em atendimentos para o Sistema Único de Saúde no Brasil, finalizando uma demanda reprimida e obtendo mais de 40 mil exames para a rede pública.
Família, trajetória e metas
Reconduzida à sua terceira gestão, Lia Quintana destacou, em sua fala, a importância de sua base familiar como suporte das atividades profissionais e recordou como fez o convite ao vice-reitor eleito para integrar a chapa, além de reconhecê-lo como um dos principais responsáveis pela nota máxima no recredenciamento junto ao MEC.
Sobre a expressiva votação, na eleição que ocorreu em outubro, que garantiu o terceiro mandato, a reitora reeleita destacou: "Começa aqui a busca por um novo modelo de gestão do Ensino Superior, para assegurar mudança na exata velocidade que o setor exige. Meu nome e o de Fábio representam as expectativas de todos vocês e isso não é um compromisso pequeno"
Lia também relembrou a trajetória à frente da instituição e todas as lutas para reerguer a Urcamp através de renegociações com os credores e, até mesmo, a criação e implantação de projetos vanguardistas como o Programa de Estímulo à Reestruturação e ao Fortalecimento das Instituições de Ensino Superior (Proies), que reverte a dívida da instituição com a União em bolsas para a comunidade.
Ao falar sobre o caráter comunitário da instituição, que oferece serviços em todos os setores à população, principalmente na área da saúde, Lia aproveitou o momento para adiantar uma das bandeiras de luta da nova gestão. "Está faltando um curso de Medicina, mas isso vamos buscar agora", destacou.
A reitora, formalmente empossada para mais quatro anos de gestão, encerrou o discurso destacando o papel de fomento da Urcamp no desenvolvimento regional, garantindo qualificação e mantendo mão de obra especializada na cidade. "A instituição está fazendo 65 anos de ensino na região e vai continuar firme e forte. Vem aí uma nova Urcamp", garantiu.

Galeria de Imagens
Leia também em Cidade
PLANTÃO 24 HORAS

(53) 9931-9914

jornal@minuano.urcamp.edu.br
SETOR COMERCIAL

(53) 3242.7693

jornal@minuano.urcamp.edu.br
CENTRAL DO ASSINANTE

(53) 3241.6377

jornal@minuano.urcamp.edu.br