MENU

Identifique-se!

Se já é assinante informe seus dados de acesso abaixo para usufruir de seu plano de assinatura. Utilize o link "Lembrar Senha" caso tenha esquecido sua senha de acesso. Lembrar sua senha
Área do Assinante | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler

Ainda não assina o
Minuano On-line?

Diversos planos que se encaixam nas suas necessidades e possibilidades.
Clique abaixo, conheça nossos planos e aproveite as vantagens de ler o Minuano em qualquer lugar que você esteja, na cidade, no campo, na praia ou no exterior.
CONHEÇA OS PLANOS

Fogo Cruzado

Hamm apresenta parecer contrário ao projeto que proíbe laçadas em rodeios

Publicada em 10/12/2018
Hamm apresenta parecer contrário ao projeto que proíbe laçadas em rodeios | Fogo Cruzado | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler
Parlamentar já havia apresentado parecer contrário na Comissão de Agricultura

O deputado federal Afonso Hamm, do Progressistas, apresentou parecer contrário ao projeto de lei que dispõe sobre a proibição de perseguições seguidas de laçadas e derrubadas de animal em rodeios ou eventos similares. A posição sobre a proposição ainda será votada na Comissão do Esporte da Câmara dos Deputados.
A proposta, apresentada pelo deputado federal Ricardo Tripoli, do PSDB de São Paulo, proíbe a execução de prova ou apresentação de qualquer modalidade que consista em perseguição, seguida de laçada ou derrubada de animal, em rodeios ou eventos congêneres. O texto considera infrator o responsável consignado na licença, ou alvará, que autorizou a realização de evento em que foram executadas as práticas, estabelecendo multa de R$ 30 mil.
Hamm já havia apresentado parecer contrário na Comissão de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Desenvolvimento Rural. Na Comissão de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, a proposta recebeu parecer favorável. Para o proponente, os defensores dos rodeios alegam que as provas que envolvem laçadas e derrubadas não são cruéis, à medida que reproduzem as atividades normalmente realizadas em fazendas. “Tais práticas, contudo, já são condenadas pelas atuais técnicas de produção pecuária, justamente, por ele varem o estresse e os riscos de fraturas e de morte a que são expostos os animais”, justifica.
Em seu parecer, Hamm observa que as preocupações elencadas pelo parlamentar tucano ‘já se encontram devidamente contempladas pelos dispositivos da lei 10.519, de 17 de julho de 2002, conhecida como Lei do Rodeio’. “Em junho de 2017, foi promulgada a Emenda Constitucional 96, que liberou práticas como vaquejadas e os rodeios em todo o território brasileiro. Pela emenda, não se consideram cruéis as práticas desportivas que utilizem animais, desde que sejam manifestações culturais”, reforça o progressista.
Hamm destaca, ainda, que ‘a prova do Freio de Ouro, que acontece anualmente no  Estado do Rio Grande do Sul, organizada pela Associação Brasileira de Criadores de Cavalos Crioulos (ABCCC), segue regras e exigências a nível nacional e internacional, garantindo o bem estar dos animais’, ressaltando que o Movimento Tradicionalista Gaúcho (MTG) e a Federação do Laço que realizam grandes e importantes eventos de laço e de rodeio. O progressista reforça, ainda, que medidas adotadas em eventos ‘já garantem que não ocorram maus tratos dos animais’.

Galeria de Imagens
Leia também em Fogo Cruzado
PLANTÃO 24 HORAS

(53) 9931-9914

jornal@minuano.urcamp.edu.br
SETOR COMERCIAL

(53) 3242.7693

jornal@minuano.urcamp.edu.br
CENTRAL DO ASSINANTE

(53) 3241.6377

jornal@minuano.urcamp.edu.br