ANO: 25 | Nº: 6353
10/12/2018 Segurança

Operação prende oito suspeitos de planejarem ataque a caixas eletrônicos na região

Foto: Divulgação

Alguns integrantes do grupo eram naturais de Santa Catarina
Alguns integrantes do grupo eram naturais de Santa Catarina

Entre sexta-feira e sábado, à tarde, agentes da Delegacia Especializada em Furtos, Roubos, Entorpecentes e Capturas (Defrec), do Setor de Inteligência e do Pelotão de Operações Especiais (POE) da Brigada Militar prenderam oito suspeitos de planejarem um ataque a caixas eletrônicos na região.

A primeira ação policial ocorreu no Residencial São Sebastião, onde estavam os três primeiros acusados, um gaúcho e dois catarinenses, Tiago Rosa, de 26 anos; Diorguer Simas, de 24, e Cassimiro Pinto, 28 anos. Segundo divulgado, os três homens chegaram na cidade há poucos dias e mantinham contato com outro suspeito – que não estava no local no momento da abordagem. A informação é que eles estavam realizando levantamentos de caixas eletrônicos existentes em Bagé e nas cidades da região.

Conforme o delegado Cristiano Ritta, responsável pela apuração, no momento da abordagem, os indivíduos estavam com o material necessário para realizar o corte dos caixas eletrônicos na parte que dá acesso ao dinheiro. Eles também tinham munições de calibre restrito e drogas. As investigações da Polícia Civil já indicavam um ataque dessa natureza para os próximos dias.

Os acusados foram presos em flagrante delito por tráfico de drogas e posse ilegal de munição de uso restrito (calibre 9mm). Todos já tinham antecedentes criminais e foram recolhidos ao Presídio Regional de Bagé.

Segunda fase

Após a prisão dos três indivíduos, os policiais passaram a realizar diligências para identificar outros possíveis participantes do esquema, mas que não estavam no local no momento da abordagem. Segundo informações repassadas à reportagem, outros três indivíduos estavam em companhia dos que foram presos.

Na tarde de sábado, uma equipe de policiais conseguiu encontrar a residência onde o grupo havia dormido - eles estariam aguardando o melhor momento para assaltar uma agência bancária no centro da cidade de Bagé. De acordo com a polícia, eles pretendiam aproveitar a realização de um evento que estava ocorrendo na cidade para dissimular o movimento no interior da agência, criando tempo para abrir os caixas eletrônicos.

Conforme os investigadores, na ação, desenvolvida no bairro Balança, na zona Oeste da cidade, os policiais encontraram os suspeitos Ivan Júnior, Everton Berger, Cauan Vasconcellos, Daiane Gomes e Josecler Rodrigues.

Os policiais contaram que, na tentativa de realizar uma abordagem, três indivíduos empreenderam fuga, portando uma pistola, mas foram capturados. Na residência, estavam outros dois indivíduos, ambos de Bagé, sendo uma mulher. Dentre os presos, estão outros dois homens naturais de Santa Catarina, da mesma relação com os que foram presos no dia anterior. O grupo também foi encaminhado ao PRB.

Ritta relatou que a ação que culminou com as outras cinco prisões foi um trabalho de inteligência, a partir do monitoramento dos alvos e do intercâmbio de dados entre as polícias e a comunidade. “Todas as informações, coletadas na sexta-feira, possibilitaram mapear o grupo e permitiu a ação cirúrgica do sábado. Com essas prisões, acreditamos que essa célula criminosa esteja completamente desarticulada. Caberá ao Poder Judiciário analisar e manter as prisões, para que os ataques às instituições financeiras não ocorram e a cidade aproveite as festividades do final de ano com tranquilidade", explicou o titular da Defrec.

Fora as oito prisões, os agentes apreenderam drogas - maconha e cocaína -, uma espingarda calibre 38, munições e uma motocicleta furtada.

Mais imagens

Deixe seu comentário abaixo

Mais notícias da edição

Outras edições

Carregando...