ANO: 25 | Nº: 6487
11/12/2018 Cidade

Caravanas são esperadas para posse do bispo Cleonir Dalbosco

Foto: Tiago Rolim de Moura

Após solenidade, religioso irá presidir  missa
Após solenidade, religioso irá presidir missa
A posse do bispo Dom Cleonir Paulo Dalbosco está sendo preparada pela diocese de Bagé. Para o evento, que acontece no próximo domingo, dia 16 de dezembro, será realizada uma cerimônia, a partir das 17h, na área coberta do Colégio Franciscano Espírito Santo, onde estarão presentes religiosos do Estado, do Uruguai e caravanas de pelo menos 12 municípios e das 16 paróquias que compõem a diocese da Rainha da Fronteira.

Conforme o Padre Alex Kloppenburg, que responde pela diocese desde junho, a cerimônia de posse e acolhimento será simples. Ele explica que será lida a bula papal (documento de nomeação pelo papa Francisco) e, em seguida, o arcebispo de Pelotas, Dom Jacinto Bergmann, fará o gesto de entregar o básculo (cajado) para Dom Cleonir, que irá presidir a missa.

Kloppenburg adianta que o espaço onde acontecerá a cerimônia de posse comporta cerca de duas mil pessoas e já estão confirmadas as caravanas das paróquias da diocese, além de Santa Maria, Barros Cassal, Vacaria, Porto Alegre, Montenegro, Pelotas, Erechim, Melo e Tacuarembó. "Cada paróquia irá trazer a imagem do santo padroeiro da sua cidade" disse.

Além das comitivas, autoridades religiosas também estão confirmadas, como o provincial dos capuchinhos, frei Nilmar Gatto, o presidente da regional Sul do Conselho Nacional dos Bispos do Brasil, Dom Jaime Spengler, e o inspetor salesiano, padre Assídio Deretti. "A comunidade pode levar cadeiras para o evento", comenta.

Histórico

O novo bispo, que escolheu como lema "Eu vim para servir", é natural de Barros Cassal e foi empossado no dia 1º de dezembro, em sua cidade natal. O religioso tem 48 anos e ingressou no seminário em 1987, em Soledade. Cursou Filosofia no Instituto de Filosofia Padre Berthier, em Passo Fundo, e Teologia na Escola Superior de Teologia e Espiritualidade Franciscana, em Porto Alegre. Também é bacharel em Administração de Empresas pela Universidade de Caxias do Sul e tem especialização em Gestão de Pessoas, pela Universidade Anhanguera.

Em 19 de setembro de 1998, fez sua profissão solene na Ordem dos Frades Menores Capuchinhos, em Canoas, e, em 20 de setembro do mesmo ano, foi ordenado diácono. Recebeu a ordenação presbiterial em 20 de fevereiro de 1999.

Em sua trajetória sacerdotal, Dalbosco foi pároco na Paróquia Nossa Senhora de Fátima, em Santa Maria, de 1999 a 2005; guardião da Fraternidade dos freis Capuchinhos, em Santa Maria; assessor diocesano da Pastoral da Juventude, na diocese de Santa Maria; vigário provincial e definidor da Pastoral e Meios de Comunicação Social da Ordem dos Frades Menores Capuchinhos, na Província dos Freis Capuchinhos do Rio Grande do Sul; ministro provincial da Ordem dos Frades Menores, na Província Sagrada Coração de Jesus; visitador apostólico na Congregação dos Clérigos Regulares; e diretor-geral da Pousada dos Capuchinhos.

Deixe seu comentário abaixo

Mais notícias da edição

Outras edições

Carregando...